O professor de Introdução ao Direito me pediu para elaborar um artigo sobre um Principio Constitucional (eu poderia escolher). Presunção de Inocência é um tema bom pra mim, porque eu já o usei bastante em um projeto de pesquisa que fiz em metodologia cientifica, mas não sei se serve para esse caso.
Paulo Oliveira
12 years ago
Logico, o Princípio da Inocência tem por finalidade combater arbitrariedade e presumir a não incriminação enquanto não houver sentença penal condenatória passada em julgado, mediada pelos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.” (art. 5º, LVII , da Constituição Federal de 1988). Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se prove sua culpabilidade, conforme a lei e em juízo público no qual sejam asseguradas as garantias necessárias à defesa. Em resumo: não se pode julgar até quando sair a sentença transitada e julgada.
Jonas Tavares
12 years ago
Sim, é considerado Princípio constitucional, pela grande maioria com o argumento de que é presumido inocente até mesmo em processos de natureza diferente das criminais. E tudo o que anteriormente foi dito pelo Diego é corretissímo!
Espero ter Ajudado
Anderson Paulo
12 years ago
O princípio da presunção de inocência , está previsto no art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que assim dispõe: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória". Consagrando-se um dos princípios basilares do Estado de Direito como garantia processual penal, visando à tutela da liberdade pessoal.