Logo Passei Direto

História Econômica

ESTÁCIO

A Presunção de Inocência é um Principio Constitucional?

O professor de Introdução ao Direito me pediu para elaborar um artigo sobre um Principio Constitucional (eu poderia escolher). Presunção de Inocência é um tema bom pra mim, porque eu já o usei bastante em um projeto de pesquisa que fiz em metodologia cientifica, mas não sei se serve para esse caso.

User badge image

Sent by Raphael Barreto 12 years ago

Answers

User badge image

Paulo Oliveira

12 years ago

Logico, o Princípio da Inocência tem por finalidade combater arbitrariedade e presumir a não incriminação enquanto não houver sentença penal condenatória passada em julgado, mediada pelos princípios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.” (art. 5º, LVII , da Constituição Federal de 1988). Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se prove sua culpabilidade, conforme a lei e em juízo público no qual sejam asseguradas as garantias necessárias à defesa. Em resumo: não se pode julgar até quando sair a sentença transitada e julgada.

Was this answer helpful to you?

14
Dislike0
User badge image

Jonas Tavares

12 years ago

Sim, é considerado Princípio constitucional, pela grande maioria com o argumento de que é presumido inocente até mesmo em processos de natureza diferente das criminais. E tudo o que anteriormente foi dito pelo Diego é corretissímo!

Espero ter Ajudado

Was this answer helpful to you?

3
Dislike0
User badge image

Anderson Paulo

12 years ago

O princípio da presunção de inocência ,  está previsto no art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que assim dispõe: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória". Consagrando-se um dos princípios basilares do Estado de Direito como garantia processual penal, visando à tutela da liberdade pessoal.

Was this answer helpful to you?

2
Dislike0

Still have questions?

Send a question and get your study doubt answered!