Logo Passei Direto

Contabilidade Básica

PUC-RIO

Duplicatas Descontadas

Não é de hoje que a classificação da conta "duplicatas descontadas" no Balanço Patrimonial vem sendo discutida. Em contabilidade introdutória me foi ensinado que era conta redutora do ativo, entretanto, já no 3º ano, e com um conhecimento mais amadurecido, foi-me proposto a reflexão sobre a classificação no passivo. Inclusive o Manual de Contabilidade Societária (IUDÍCIBUS et al, 2010) afirma que sempre se posicionou a favor da classificação no passivo. E se fosse com você? E se o seu chefe te solicitasse o Balanço da empresa hoje e que envolvesse tal conta, aonde você classificaria e por qual motivo?

User badge image

Sent by Paul Snow 12 years ago

Answers

User badge image

Joseane Simões

12 years ago

Ótima pergunta amigo Vitor, o Conselho Federal de Contabilidade se posiciona assim:

As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Was this answer helpful to you?

8
Dislike0
User badge image

daniel kennedy alves

12 years ago

olá seguer um questão sobre duplicatas descontas para maior entendimento na prática.

1. (Analista de Mercado de Capitais/CVM/2010/ESAF) O Banco do Brasil emitiu aviso de débito comunicando à empresa Fermônio S/A a quitação de uma de suas duplicatas da Carteira de Desconto, no valor de R$ 2.000,00. Ao receber tal aviso, a empresa tomadora do empréstimo contabilizou o evento, lançando:

a) débito em Duplicatas Descontadas e crédito em Bancos conta Movimento.

b) débito em Duplicatas a Receber e crédito em Duplicatas Descontadas.

c) débito em Bancos conta Movimento e crédito em Duplicatas Descontadas.

d) débito em Bancos conta Movimento e crédito em Duplicatas a Receber.

e) débito em Duplicatas Descontadas e crédito em Duplicatas a Receber.

Comentários

Expliquemos!

Os valores de face das duplicatas descontadas eram registradas em conta redutora do ativo circulante ou ativo não circulante, subgrupo realizável a longo prazo, logo após a conta ?duplicatas a receber?. Esta conta recebia o nome de ?duplicatas descontadas?, tendo saldo credor.

A conta "duplicatas descontadas" apresentava a seguinte função na operação de desconto:

 a) era creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que era efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;

b) era debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.

Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira eram contabilizados como "encargos financeiros a transcorrer", já que se tratavam de despesas antecipadas, sendo debitada por ocasião do desconto e creditadas no momento em que a despesa era incorrida, observando-se o regime de competência.

Vejamos como ficava a contabilização:

1) Pelo registro do desconto creditado em conta:

D - Banco C/Movimento (Ativo Circulante)

C ? Duplicatas Descontadas (Ativo Circulante)

2) Pelo registro do débito bancário, relativo a juros e encargos sobre a operação:

D ? Encargos Financeiros a Transcorrer (Ativo Circulante)

C - Bancos Conta Movimento  (Ativo Circulante)

3) Quando da liquidação da duplicata descontada pelo cliente:

D - Duplicatas Descontadas (Ativo Circulante)

C - Duplicatas a Receber  (Ativo Circulante)

Na hipótese do cliente não ter liquidado a duplicata e o banco debitar o respectivo valor na conta da empresa, então o lançamento será:

D - Duplicatas Descontadas (Ativo Circulante)

C - Banco C/Movimento (Ativo Circulante)

 Façamos agora o comentário de atualização.

Com a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade ao cenário nacional, o critério que muito provavelmente vigerá no registro do desconto de duplicatas será o seguinte:

D - Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante)D - Encargos Financeiros a Transcorrer (Retificadora do Passivo Circulante)C - Duplicatas Descontadas (Passivo Circulante)

Perceba-se: a conta duplicatas descontadas foi agora para o passivo exigível! A conta encargos financeiros a transcorrer ficará retificando a conta duplicatas descontadas. É como se fosse um empréstimo mesmo.

Conforme o período da competência, lançaremos os juros:

D - Despesa de Juros (Resultado)

C - Encargos Financeiros a Transcorrer (Passivo exigível)

 

Com o recebimento do cliente, o lançamento será:

D - Duplicatas Descontadas (Passivo exigível)C - Duplicatas a Receber (Ativo circulante)

Esse é o tratamento que tende a ser dado, todavia, as duas formas ainda podem continuar a serem usadas. Fiquemos atentos à tendência das bancas nos concursos. Ok? 

Gabarito à E.

Quaisquer dúvidas é só chamar! Estamos sempre à disposição.

Was this answer helpful to you?

2
Dislike0
User badge image

Stefanie Carvalho

12 years ago

Boa tarde. 

Um pensamento simples que pode ajudar a diferenciar as Duplicatas Descontadas é pensar que ela se torna um obrigação a partir do momento que a organização solicita um adiantamento, como um empréstimo, ao o banco. Neste caso, há a troca de um direito (duplicatas a receber) por um ativo ou direito também, que seria o dinheiro que o banco disponibiliza para a empresa, mas, como a garantia para o banco é o pagamento feito pelo cliente, quando isso de fato ocorre esse valor não entra para a empresa e sim para o banco, pois é como se a organizaçao estivesse "pagando" por seu empréstimo. Contudo, a conta Duplicatas a Receber não deixa de existir no controle da empresa, pois foi transferido o direito de quem poderia receber o seu valor, mas originalmente a conta ainda diz respeito a empresa. Tanto que quando a duplicata não é paga pelo cliente o banco desconta esse valor da conta bancária da empresa. Concluindo, quando o pagamento acontece normalmente, a contabilidade deve dar baixa na sua obrigação com o banco (Duplicatas Descontadas) e na conta de Duplicatas a Receber, por isso o banco comunica quando o pagamento é efetuado. 

A conta Encargos Financeiros a Transcorrer, registrará aquilo que o banco cobra pelo seu serviço, similar aos juros cobrados quando é feito um empréstimo. Mas sua contabilização poderá ocorrer durante o mês de operação da empresa, como se fosse regido por um contrato a parte. 

 

Espero ter ajudado, mas se não fui clara só chamar! 

Was this answer helpful to you?

0
Dislike0

Still have questions?

Send a question and get your study doubt answered!

Questions from this subject

More content from this subject