Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cronologia
1 Primeiros anos
1875 Nasce em Kesswil, na Suíça. Filho de um pastor protestante e de mãe vinda de uma família com grande estabilidade financeira.
1879 A família muda para Basel, onde em 1888 seu pai torna-se capelão de um Hospital Psiquiátrico de Basel
1886 Ingressa no Liceu de Basel
1895 Ingressa na Escola de Medicina da Universidade de Basel
1896 Profere 5 palestras na Sociedade Zofingia
1898 Participa do grupo interessado na capacidade mediúnica de sua prima de 15 anos. Suas notas formarão a base de sua tese subseqüente. (complexos autônomos)
1900 Conclui seus estudos de medicina, decide tornar-se psiquiatra
2 O jovem psiquiatra: no Burgholzi
		1902 a 1906 Experiências com seu teste de “associação de palavras”.
		Solicita aos pacientes que façam uma “associação” imediata a uma palavra estímulo. 	A finalidade é demonstrar que mesmo pequenos atrasos para responder a uma determinada palavra revelam um aspecto de um “complexo”. 	
		Jung foi o primeiro a usar este termo no sentido atual. Ele continua desenvolvendo seu teste de associação até 1909 e no decorrer de sua vida aplica-o intermitentemente a seus pacientes. Variações do mesmo ainda são usadas na atualidade. Suas descobertas o aproximam das idéias que estavam sendo desenvolvidas por Freud.
		1900	 	Em 11 de dezembro assume obrigações como médico assistente de Eugen Bleuler no Burgholzli, o hospital psiquiátrico no cantão de Zurique, que era também a clínica de pesquisa da universidade.
		1902 		Publica sua tese “Sobre a psicologia e patologia dos fenômenos chamados ocultos” 
		1902 -1903 	Estuda psicopatologia teórica com Pierre Janet em Salpêtrière.
3 Os anos psicanalíticos
		Jung havia citado A interpretação dos sonhos em sua tese e se defrontava com a seguinte questão: Freud (neurologista) trabalhava com neuróticos, a psicanálise poderia ser usada com o mesmo êxito com os pacientes psicóticos que atendia no Burgholzi?
Anos de concordância
1903 		Jung e Bleuler começam a interessar-se pelas idéias de Freud
1904 		Sabina Spielrein é internada no Burgholzi: ela é a primeira paciente que Jung trata por histeria usando técnicas psicanalíticas.
1905 		É promovido a médico superior no Burgholzli e se torna conferencista em psiquiatria na Universidade de Zurique
1906 		Publica a “Psicologia da dementia praecox” (esquizofrenia) 
		Começa a corresponder-se com Freud que mora em Viena.
1907 		Freud, numa carta a Jung o descreve como “o ajudante mais capacitado que se uniu a mim até agora”. Eles rapidamente desenvolvem uma íntima amizade profissional. Logo torna-se evidente que Freud vê Jung como seu “herdeiro”.
1908 		Conferência O conteúdo das psicoses.
		Primeiro congresso internacional de psicanálise, em Salzburg, apresenta o trabalho “A teoria freudiana da histeria”
1909 		Demite-se do hospital psiquiátrico e passa a viver exclusivamente de sua clínica particular 
		Recebe um doutorado honorário na Clark University, juntamente com Freud.
		Realiza a primeira experiência com a imaginação ativa 
		Estuda profundamente mitologia.
1910 		É nomeado presidente permanente do Congresso Internacional de Psicanálise. Ele se demite em 1914.
1911 		Publica a primeira parte de Símbolos e transformações da libido, diverge muito pouco da psicanálise ortodoxa da época
		b) Anos de dissensão
1912 		Novos caminhos na Psicologia (CW 7) 
		Conclui a seção final da segunda parte de “Símbolos e transformações da libido”. Freud fica descontente com o que Jung lhe conta sobre suas descobertas, a correspondência entre eles começa a tornar-se mais tensa.
		Jung funda a Sociedade de Trabalhos Psicanalíticos, o primeiro foro para discutir sua própria adaptação distinta da psicanálise.
1913 		Rompe com Freud
		Após este rompimento demite-se de seu cargo na Universidade de Zurique e passa a trabalhar exclusivamente em sua clinica particular que havia crescido muito. 
4 Primórdios da Psicologia Analítica
		No período da primeira guerra mundial Jung não escreve trabalhos novos, mas consolida as descobertas que havia fito até então.
		
		Trabalha intensamente com seus sonhos e devaneios e começa a utilizar o desenho e a escultura para expressar essas imagens do inconsciente e dialogar com elas. Compartilha esse material com Toni Wolf, (que havia sido sua paciente entre 1910 a 1913 e após a sua análise torna-se uma analista e estudiosa da psicanálise) 
		Nise da Silveira descreve: “Começava um período de ativação do inconsciente, de intensas experiências interiores. De sonhos impressionantes, mesmo de visões. Jung decidiu-se a aceitar que as imagens do inconsciente emergissem. Pareceu-lhe que a melhor solução seria esforçar-se por decifrar-lhes o sentido, mantendo a consciência sempre vigilante e não perdendo o contato com a realidade exterior”.
		Durante o período de 1913 a 1916 ele denomina seu tipo de psicanálise tanto de “psicologia complexa” quanto de “psicologia hermenêutica” até finalmente se decidir por “psicologia analítica”
		1914		 Renuncia à presidência do Congresso Internacional de Psicanálise	.
				Eclosão da primeira guerra mundial.
		1916		 Funda o Clube de Psicologia (Zurique).
				Um foro para oradores de diferentes disciplinas.
				Onde ocorrem suas aulas e seminários.
				
				
		Sua reputação internacional aumenta, com duas traduções de seus livros. Psicologia do inconsciente ( Símbolos e transformações da libido) e Artigos reunidos em Psicologia Analítica (incluem os artigos mais importantes até então)
		Publica 	“A estrutura do inconsciente,(CW 7) no qual utiliza pela primeira vez o termo inconsciente pessoal, inconsciente coletivo e individuação.
				“A função transcendente” (CW 8)
1918 	Jung define pela primeira vez o si-mesmo (self) como a meta do desenvolvimento psíquico.
		Publica “O papel do Inconsciente”
1919 		 No livro Instinto e inconsciente (CW 8)utiliza o termo arquétipo pela primeira vez.
5 Psicologia Analítica e individuação
	A partir de 1920, depois de uma profunda crise de meia idade e tendo uma crescente reputação internacional como analista e pesquisador, passa a viajar muito para visitar os povos chamados “primitivos”. 
Período de viagens
	1920 Argélia e Tunísia
	1921 Tipos psicológicos	(Este livro funciona como uma espécie de compensação ao período de excessiva introversão, forçada pelas experiência interiores, pois trata de entender as relações do homem com outros homens, com as coisas e com o mundo.)
	
		Neste livro desenvolve suas idéias sobre duas atitudes (extroversão e introversão) e quatro funções (pensamento, sentimento, sensação e intuição)
		Primeira alegação mais extensa do si-mesmo como meta de desenvolvimento psíquico.
	1922 Começa a construir sua casa na praia do Lago de Zurique.
	1924 Visita os Estados Unidos e se impressiona com a simplicidade dos nativos de Pueblo.
	1925 Londres , Quênia (passa várias semanas com os nativos de Elgonyi, no Monte Elgon).
		Retorna da África pelo Egito.
		Comentário de Jung: “Aquilo que de nosso ponto de vista (europeu) chamamos colonização, missões aos pagãos, difusão da civilização, etc., tem outra face: a face de uma ave de rapina procurando com crueldade presas distantes – uma face digna de piratas e salteadores de estrada.
		Nise da Silveira descreve: “Em suas viagens Jung pode observar como era a relação dos povos ditos primitivos com a natureza. Ex. O nascer do sol era um momento de concentrada emoção, que parecia denso de significações secretas. A noite escura parecia provocar medos inespecíficos, em que receavam perigos misteriosos, mas quando chegava o sol recuperavam a segurança, tudo lhes afiguravam bom e belo Deduziu Jung que a escuridão noturna corresponde a noite primordial, ao estado de inconsciência e que o desejo pela luz é o desejo pela consciência”.
	1930 	 Torna-se vice- presidente da Sociedade Médica Geral de Psicoterapia
	1933 Primeiro encontro Eranos (do grego banquete compartilhado) em
Ascona Suíça. A finalidade desses encontros era discutir elos entre o pensamento oriental e ocidental.
		6 Mais idéias sobre as imagens arquetípicas:
		Durante a segunda guerra Jung decide se manter na presidência da Sociedade médica geral de psicoterapia. Os nazistas excluíram os membros judeus da sede alemã. Onde alegou que tomou a decisão de se manter nesta sociedade para garantir que os judeus pudessem continuar sendo membros de outras sedes, e assim continuar a participar de debates profissionais
		Acusações de anti-semitismo foram dirigidas contra ele, muito embora seus colegas, amigos e alunos judeus o defendessem.
		Sob a presidência da Sociedade Médica Internacional de Psicoterapia ele realizou dois congressos fora da Alemanha: um em Copenhagen (1937) e outro em Oxford (1938), onde os cientistas alemães puderam participar.
	Em 1940 os nazistas decidiram que toda sua obra fosse interditada e queimada na Alemanha, bem como os países ocupados por Hitler.
		Enquanto a Europa ruma para a guerra.
		1934 Segunda reunião de Eranos
			Arquétipos do inconsciente coletivo
			Uma revisão da teoria dos complexos 
			A situação da psicoterapia hoje.
			Uso prático da análise dos sonhos.
			O desenvolvimento da personalidade.
		1935 Londres Faz cinco conferências no Instituto de Psicologia Médica.
		1036 Recebe o título de doutorado honorário da Universidade de Harvard
			Ministra seminários em Nova York sobre “Símbolos oníricos do processo de individuação”.
			Inauguração do clube de Psicologia Analítica de Nova York.
		4ª reunião Eranos; Jung apresenta seus estudos sobre alquimia. 
		Jung se interessava em buscar prefigurações históricas para suas experiências interiores e para os conteúdos expressados pelos sonhos de seus pacientes de consultório e pelos delírios e alucinações dos pacientes do hospital psiquiátrico. Nestas pesquisas descobre que estas imagens, o processo pelo qual ele passara e observara em seus pacientes correspondia ao processo de transformação alquímica.
		A alquimia seria a projeção sobre a matéria dos processos em desdobramento no inconsciente. (Psicologia e alquimia)
		1938 Recebe doutorado honorário da Universidade de Oxford.			 
		1939 Eleito Membro Honorário da Sociedade Real de Medicina.
		Durante a segunda guerra mundial.
 		1942 A fundação Bollingen é criada em Nova York e Washington.
		1943 Eleito membro honorário da Academia Suíça de Ciências
		1944 A universidade de Basel cria uma cátedra de Psicologia Médica para ele.
		1948 Inauguração do Instituto Carl Jung de Zurique (Centro de treinamento para futuros analistas e local de conferências)
		A partir de 1950 faz uma revisão de muitas de suas obras, bem como bem como continua a produzir novas pesquisa e livros até sua morte.
		1958 Memórias sonhos e reflexões, uma espécie de autobiografia feita por ele e Aniella Jaffé.
		1959 Entrevista “Face to face”, realizada pela emissora BBC de Londres.
		1961 Morre em sua casa de Zurique.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?