Logo Passei Direto
Buscar

Aula 1_ Definição e contribuição do Sistema da Informação na Gestão Organizacional

User badge image

Enviado por Fernanda Ferreira em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os parâmetros dos sistemas são:
•Entrada ou insumo ou impulso: (input) é a força de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou energia para a operação do sistema;
•Saída ou produto ou resultado: (output) é a finalidade para a qual se reuniram elementos e relações do sistema;
•Processamento ou processador ou transformador: (throughput) é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas;
•Retroação, retroalimentação ou retroinformação: (feedback) é a função de sistema que visa comparar a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. A retroação tem por objetivo o controle;
•Ambiente: é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe entradas do ambiente, processa-as e efetua saídas novamente ao ambiente, de tal forma que existe entre ambos - sistema e ambiente - uma constante interação.
Características básicas das organizações enquanto sistemas:
	1. Comportamento propabilistico e não deterministico das organizações. O comportamento humano nunca é totalmente previsível. As pessoas são complexas, respondendo as muitas variáveis e não são totalmente compreensíveis.
	2. As organizações como parte de uma sociedade maior e constituída de partes menores. São vistas como sistemas dentro de sistemas.
	3. Interdependência das partes. De modo que uma mudança em uma parte provoca impacto sobre as outras.
	4. Homeostase ou Estado firme: a organização precisa cociliar dois processos opostos, ambos imprencidíveis para sua sobrevivência: homeostasia e adaptabilidade. A homeostasia garante a rotina do sistema enquanto a adaptabilidade leva à ruptura, à mudança e à inovação.
	5. Fronteira ou limites: nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente.
	6. Morfogênese: A organização pode modificar sua constituição e estrutura por um processo cibernético, através do qual seus membros comparam os resultados desejados com os resultados obtidos e passam a detectar os erros que devem ser corrigidos, para modificar a situação.
Funções principais do Sistema Organização:
	- Ingestão: as empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira. Efetivamente, as empresas adquirem dinheiro, máquinas e pessoas do ambiente;
	- Processamento: 
	- Reação ao Ambiente
	- Suprimento das partes: os participantes de uma empresa são supridos de suas funções e recompensados sob forma de salários e benefícios.
	- Regeneração das partes: os membros da empresa podem adoecer, se aposentar ou serem desligados da firma, as máquinas podem se tornar obsoletas. Homem e máquinas devem ser mantidos e recolocados. Daí, as funções de pessoal e manutenção.
	- Organização: as cinco funções descritas requerem um sistema de comunicações para o controle, tomada de decisões e planejamento. A organização necessita da administração para coordenar as várias funções que possui.
A importância e a Contribuição dos Sistemas de Informação na Gestão Organizacional:
- A informação deve ser precisa, completa, de produção econômica, flexível. O valor da informação está diretamente ligado ao modo como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem os objetivos da organização. 
- A Tecnologia de Informação pode ajudar a empresa a melhorar a eficiência e eficácia dos processos de negócios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?