Logo Passei Direto
Buscar

Teste Relampago 3. 2011.1-Gabarito

User badge image

Enviado por João Guilherme em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
MICROECONOMIA III 2011.1
Professores: Antônio Marcos Hoelz Ambrózio e Juliano Junqueira Assunção
Monitores: Anderson Andrade e Murilo Fonseca
3o Teste Relâmpago
Considere um modelo de sinalização onde a educação não afeta a produtividade do trabalhador. O trabalhador de tipo hábil (H) gera um produto cujo valor é 50, enquanto o de tipo não-hábil (L) gera um produto cujo valor é 10. O custo de se educar do tipo bom é dado por c(e,H) = x.e; e esse custo pra o ruim é c(e,L) = y.e, onde y > x. O payoff do trabalhador de tipo s é U(w,e,s) = w – c(e,s). Supondo que as firmas (neutras ao risco) nessa economia disputem o trabalhador competitivamente e que o tipo seja informação privada do trabalhador, responda:
a) Para que valores de x e y o menor nível educacional escolhido pelo tipo H em um EBP separador seria dado por e = 20?
	O menor nível educacional escolhido pelo bom é tal que o ruim não tenha incentivo a se passar por bom: 10 ≥ 50 - y.e. No limite para emin = 20 deve ser 10 = 50 – 20.y ou y = 2 (e logo x < 2)
b) Para que valores de x e y o maior nível educacional escolhido pelo tipo H em um EBP separador seria dado por e = 80?
	O maior nível educacional escolhido pelo bom é tal que o bom não tenha incentivo a desistir de sinalizar: 50 - x.e ≥ 10. No limite para emax = 80 deve ser 50 - x.80 = 10 ou x = ½ (e logo y > ½)
c) Seja p = ½ a chance ex-ante do trabalhador ser do tipo bom. Para que valores de x e y o maior nível educacional sustentado em um equilíbrio de pooling seria dado por e = 30?
	O maior nível educacional em EBP pooling é tal que o ruim prefira se educar recebendo salário médio a se mostrar como ruim: 30 – y.30 = 10 ou y = 2/3. (onde 30 é o salário médio dado p=1/2).
d) Considere o caso do item (a) e (b), onde o menor nível educacional do tipo H em um EBP separador é dado por e = 20. É possível aumentar o bem estar de todos os agentes (firmas e ambos os tipos de trabalhador) quando se elimina a possibilidade de sinalizar (ou seja, não existe mais a variável educação)? Se não for, argumente o por quê; e caso seja possível encontre para quais valores de p isso ocorre, explicando a intuição.
As firmas sempre têm lucro zero 
 O tipo L sempre está melhor qdo não é possível sinalizar
O tipo H pode estar melhor ou pior
	- sem sinalização: UH = 50p + 10(1 – p) = 10 + 40p
	- melhor EBP separador: UH = 50 – x.emin = 50 – (1/2).20 = 40
	- banir sinal melhora H se 10 + 40p ≥ 40 ou p ≥ 3/4