Quais são as três fontes de obrigação?
Paulo Oliveira
12 years ago
O contrato é fonte de obrigação, isto é, um acordo de vontades, na conformidade da lei ecom a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Portanto, como é um ato bilateral e tem livre vontade antes do acordo para realização do contrato, este deve ser cumprido sob pena de arcar com as obrigações contraidas e sua respectiva mora, mesmo que para isso seja necessário mover a maquina judiciária.
Também são outras fontes das obrigações: as declarações unilaterais da vontade, a lei, e os atos ilícitos. dolosos ou culposos. Ex: Transporte, empréstimo de caneta.
Celso Cavalcante
12 years ago
Importante salientar que a teoria que mais vem sendo utilizada é a da Imprevisão, REBUS SIC STANTIBUS, constitui uma exceção à regra do Princípio da Força Obrigatória.
Trata da possibilidade de que um pacto seja alterado, a despeito da obrigatoriedade, sempre que as circunstâncias que envolveram a sua formação não forem as mesmas no momento da execução da obrigação contratual, de modo a prejudicar uma parte em benefício da outra. Há necessidade de um ajuste no contrato.
Vinicius Gomes
12 years ago
A obrigatoriedade do cumprimento do contrato dá-se pelo principio da obrigatoriedade contratual, que torna obrigatório a realização do mesmo pelas partes que de livre e espontânea vontade firmaram o mesmo. Este princípio vem para garantir uma segurança jurídica ao mundo dos contratos e atos civis. O principio da obrigatoriedade nasce com a manifestação de vontade das partes no momento da celebração contratual.
Estas obrigações são geradas ou pela lei ou pela manifestação de vontade das partes ou, ainda, ato ilícito.