Logo Passei Direto
Buscar
A charge do caricaturista Otelo satiriza, dentre outros aspectos, as ações aparentemente contraditórias adotadas por Jânio Quadros, durante seu governo.
Cite duas ações, uma de política externa e outra de política interna, que expressem a contradição desse governo. Em seguida, identifique o fato político que encerrou o mandato de Jânio Quadros.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673682 há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 3 meses

Duas ações que expressam as contradições do governo de Jânio Quadros são: 1. Política Externa: A tentativa de aproximação com países socialistas, como a visita a Cuba e a busca por relações com a União Soviética, contrastava com a sua imagem de nacionalista e conservador, o que gerou descontentamento entre setores mais conservadores da sociedade e do governo. 2. Política Interna: A implementação do "voto de qualidade" para os servidores públicos, que visava aumentar a moralização da administração pública, foi vista como contraditória, pois ao mesmo tempo ele adotava medidas populistas que agradavam a massa, mas que não eram sustentáveis a longo prazo. O fato político que encerrou o mandato de Jânio Quadros foi a sua renúncia em agosto de 1961, que ocorreu em meio a uma crise política e pressões de diversos setores, incluindo militares e conservadores, que não aceitavam suas políticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material