Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UFRJ
Leia atentamente as afirmações abaixo.

I - Em "Há certa confusão, no noticiário, sobre os inúmeros casos que surgiram nas últimas semanas, antes e depois da saída do dep. Fernando Gabeira do Partido dos Trabalhadores.", o emprego das vírgulas se justifica pela mesma regra gramatical que foi aplicada em "Nesse último caso o questionamento dos ocupantes, todos pequenos colonos da agricultura familiar, é exemplar e dificilmente questionável.".
II - Em "O Presidente da República pode ainda assumir esta tarefa para si, revertendo o quadro atual." e "Também tem tentado desenvolver ações pró-ativas de fomento, como o Plano Amazônia Sustentável (PAS), e liderado uma comissão interministerial sobre desmatamento, ainda sem resultado.", as palavras grifadas têm a mesma acepção.
III - No período "Se o governo não sinalizar uma rápida e rigorosa inversão de tendência, isto pode inclusive contribuir para paralisar a própria ação governamental." verifica-se uma relação semântica entre as orações que também está presente em "Caso deixe de fazer isso, terá de enfrentar inúmeros desgastes nos próximos tempos, dentro e fora do PT, dentro e fora do Ministério de Meio Ambiente, dentro e fora do Brasil.".
Está(ão) correta(s):
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) I e III
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673480 anteontem

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - A afirmação diz que o uso das vírgulas em ambas as frases se justifica pela mesma regra gramatical. Na primeira frase, as vírgulas são usadas para separar uma oração explicativa. Na segunda frase, as vírgulas também se referem a uma oração explicativa. Portanto, essa afirmação é verdadeira. II - A afirmação diz que as palavras grifadas nas duas frases têm a mesma acepção. No entanto, "revertendo o quadro atual" e "ações pró-ativas de fomento" não têm a mesma acepção, pois se referem a conceitos diferentes. Portanto, essa afirmação é falsa. III - A afirmação diz que há uma relação semântica entre as orações. A primeira frase indica uma condição que pode levar a uma consequência, e a segunda frase também expressa uma condição que resulta em consequências. Portanto, essa afirmação é verdadeira. Com base nas análises, as afirmações corretas são I e III. Assim, a alternativa correta é: d) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Alterando-se as formas verbais do trecho "A situação é mais grave na África subsaariana. Com apenas 10% da população mundial, essa região concentra quase 2/3 dos casos de AIDS. Dos 3 milhões de mortes registrados em 2003, 2,2 milhões foram na África, que, por ser a porção mais pobre do planeta, é a que oferece pior tratamento médico para as vítimas.", de modo a indicarem processos passados anteriores a outros também passados, obter-se-á:
a) A situação foi mais grave na África subsaariana. Com apenas 10% da população mundial, essa região concentrou quase 2/3 dos casos de AIDS. Dos 3 milhões de mortes registradas em 2003, 2,2 milhões foram na África, que, por ser a porção mais pobre do planeta, foi a que ofereceu pior tratamento médico para as vítimas.
b) A situação seria mais grave na África subsaariana. Com apenas 10% da população mundial, essa região concentraria quase 2/3 dos casos de AIDS. Dos 3 milhões de mortes registradas em 2003, 2,2 milhões seriam na África, que, por ser a porção mais pobre do planeta, seria a que ofereceria pior tratamento médico para as vítimas.
c) A situação era mais grave na África subsaariana. Com apenas 10% da população mundial, essa região concentrava quase 2/3 dos casos de AIDS. Dos 3 milhões de mortes registradas em 2003, 2,2 milhões eram na África, que, por ser a porção mais pobre do planeta, era a que oferecia pior tratamento médico para as vítimas.
d) A situação fora mais grave na África subsaariana. Com apenas 10% da população mundial, essa região concentrara quase 2/3 dos casos de AIDS. Dos 3 milhões de mortes registradas em 2003, 2,2 milhões foram na África, que, por ser a porção mais pobre do planeta, fora a que oferecera pior tratamento médico para as vítimas.

Mais conteúdos dessa disciplina