Quais sao as vantagens e disvantagens do APO dentro das empresas?
Mariana Viana
há 12 anos
Cada tipo de departamentalização apresenta características, vantagens e limitações que influirão nas decisões quanto às escolhas de alternativas de departamentalização a adotar em cada organização.
Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lados das vantagens que proporciona. Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a Apo não é um remédio para todos os males da organização.
Suas vantagens residem em:
Melhor supervisão técnica devido à especialização dos órgãos e comunicações diretas e sem intermediação.
Oferta interna de assessoria especializada e inovadora, com a manutenção do princípio da unidade de comando e atividade conjunta e coordenada dos órgãos de linha e staff.
Proporcionar um processo de decisão e de julgamento em grupo, envolvimento e coordenação de pessoas e atividades diferenciadas, facilitando a transmissão rápida de informações.
Suas desvantagens estão em:
Subordinação múltipla que provoca a diluição da autoridade de comando, tendência à concorrência entre os diferentes especialistas, confusão quanto aos objetivos e existência de tensões e de conflitos dentro da organização.
Possibilidade de conflitos entre a operação (linha) e a assessoria (staff) e dificuldades no equilíbrio dinâmico entre o poder de linha e o poder de staff.
Cassia Ramos
há 12 anos
Administração por Objetivos
Vantagens:
* Identifica progresso as áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos;
* Melhora o controle da informação e dos padrões de desemprenho;
* Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades;
* Identifica onde mudanças são necessárias e procura melhoria continua nos resultados;
* Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.
Desvantagens:
* Depende do apoio e empenho da administração de topo ao sistema de administração por objetivo;
* Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica;
* Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais;
Maria Cipriani
há 12 anos
A APO não é uma fórmula mágica. Envolve um processo político, um processo de planejamento e um processo de direção, é comum que um ou mais desses três processos não funcionem bem. Embora constituam excelentes ferramentas administrativas, a administração estratégica e a APO têm seus pontos frágeis.
VANTAGENS:
DESVANTAGENS:
CRÍTICA DE LEVINSON:
Levinson salienta que a APO coloca o gerente em uma posição parecida com a de uma cobaia em laboratório, à frente de apenas duas alternativas: ou acerta o caminho pelo labirinto e come ou então passa fome. O processo ideal da APO deve ser acompanhados de contatos freqüentes, e que esteja separado da avaliação salarial. Levinson afirma que a APO e os processos de avaliação de desempenho são inerentemente autodestrutivos a longo prazo, por serem baseado em uma psicologia de recompensa e punição que intensifica a pressão sobre cada indivíduo, proporcionando-lhe uma escolha de objetivos muito limitada.
CRÍTICA DE LODI:
Lodi refere-se à vantagem ou ameaça dos objetivos. Embora a APO seja um método provado capaz de obter resultados acima daqueles que em geral ao alcançado por empresa que não formulam suas metas, nem procuram motivar seus gerentes e diretores, lembra que a APO exige muito de cada um e que as pessoas devem ser preparadas para receber o método e para poder aplicá-lo criteriosamente. Os gerentes tendem a desprezar os objetivos estratégicos em benefício de resultados espetaculares de curto prazo, porque percebem que o sistema de compensação premia o desempenho espetacular imediato, em detrimento de uma contribuição para os resultados futuros do negócio.