Pergunta relacionada ao tema: Constitucionalismo
Paulo Oliveira
há 12 anos
Dúvida muito comum, mas eu tenho a solução para seu problema, leia com atenção:
Cumpre alertar ao aluno desde logo que a terminologia “gerações de direitos fundamentais” é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a idéia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão “dimensões dos direitos fundamentais” no lugar de “gerações de direitos”.
Dimensão versus geração
As três dimensões dos direitos fundamentais têm um caráter cumulativo que nos permite invocar uma relação de complementaridade ao invés de exclusividade. Os direitos fundamentais devem ser vistos a partir de um prisma de coexistência harmônica e intercomplementariedade de suas três dimensões.
Por favor, se gostou aprova meu comentário colocando a seta para cima!
Boa Sorte e espero que tenha compreendido agora.
Vinicius Gomes
há 12 anos
DESCULPE AS RESPOSTAS ACIMA CONTÉM ERROS
A doutrina normalmente utiliza o termo DIMENSÕES para quebrar um raciocinio de substituição que é passado pelo termo gerações, ou seja, para evitar que se pense que a segunda geração veio subistituir a primeira. Sendo assim, passou a se adotar o termo DIMENSÕES, uma vez que todas "convivem" ao mesmo tempo uma com as outras, não ocorrendo substituições como a ideia de gerações passa.
Joao Abelardo
há 12 anos
As respostas acima foram brilhantes . Só faltou complementar que boa parte da doutrina continua utilizando também a terminologia GERAÇÕES, ela não foi substituída ou colocada em desuso nem considerada errada por entendimento pacífico Particulamente também prefiro em falar de DIMENSÕES a falar em GERAÇÕES.