me ajudem nessa! =D
Paulo Oliveira
há 12 anos
Primeiro vamos pensar o seguinte, o que seria a desapropriação? A transferência compulsória da propriedade de bens móveis ou imóveis particulares para o domínio público, em função de utilidade pública, interesse social ou necessidade pública.
Agora a figura do curador o que consiste? o representante no caso de o incapaz possui uma enfermidade ou deficiência mental e for maior de 18 anos.
Resposta propriamente dita. O interesse público prevalece sobre o interesse privado, logo podemos desapropriar qualquer quem seja mesmo no caso dos bens sob curatela. A desapropriação ocorre para saciar o interesse e necessidade públicos e o interesse social. Nesta modalidade de desapropriação, a indenização deverá ser prévia, justa e em dinheiro.
Temos um exemplo no próprio art. 31 quando trata do ausente. Art. 31. Os imóveis do ausente só se poderão alienar não sendo por desapropriação, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a ruína. Ou seja, TRANSCREVENDO Alienação de imóveis do ausente: Os imóveis do ausente, não só os arrecadados, mas também os convertidos por venda dos móveis, não poderão ser alienados, salvo em caso de desapropriação ou por ordem judicial para lhes evitar a ruína.
Diante o exposto a resposta é sim.
Espero ter ajudado, se gostou da resposta não esqueça de aprová-la! Se ver outras respostas minhas que também gostou me ajuda fazendo o mesmo, clicando na seta para cima.
Boa Sorte e Bons Estudos.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade