O que é Tetralogia de Fallot? Quais são as complicações para os indivíduos que possuem essa anomalia congênita?
Bit Ayo
há 12 anos
Olá. A tetralogia de Fallot é uma anomalia congênita cardiaca que compreende 4 (=tetra) anormalidades cardíacas específicas de ocorrência simultânea: comunicação interventricular, na qual um orifício no septo interventricular promove a mistura indevida de sangue venoso e arterial dos ventrículos, estenose pulmonar, caracterizada pelo estreitamento da artéria pulmonar cuja função seria levar com eficiência sangue venoso do coração para ser oxigenado no pulmão, dextroposição da aorta logo acima da abertura do septo fazendo com que uma parte do sangue venoso passe do ventrículo direito e vá para o corpo via aorta sem oxigenação necessária, e hipertrofia ventricular direita pois essa câmara cardíaca passa a trabalhar mais devido ao volume/pressão sanguínea aumentadas por ação das anormalidades anteriores.
Por ser congênita, a tetralogia de Fallot afeta os individuos desde o nascimento, tanto que é típica da doença a cianose dos bebês durante o choro ou a alimentação indicando a incapacidade do coração de oxigenar o sangue em momentos de esforço aumentado. Para que o quadro da criança não piore e possa desfrutar de uma vida mais normal sem cansaço mesmo em esforços mínimos como comer, é altamente recomendada uma cirurgia de peito aberto para reparação de um ou todos (depende da saúde do bebê) as anormalidades de Fallot. O responsável pelo indivíduo deve estar ciente de que, mesmo com a tetralogia sanada, ele deverá deverá ficar sempre alerta para o estado de saúde do paciente, uma vez que ele terá uma maior propensão a contrair endocardites, refluxo valvular, etc, podendo ser necessária uma outra cirurgia na vida adulta para corrigir uma estenose pulmonar que tenha se agravado. Deve-se ter especial atenção com a higiene bucal, desde bebê, para que as válvulas nao sejam infectadas. Com esses cuidados sua vida pode ser ser tão normal quanto a de qualquer pessoa. Ate mais. Espero ter ajudado.
George Henrique Rodrigues
há 12 anos
Tetralogia de Fallot é uma cardiopatologia congênica, que apresenta exatamente quatro malformações cardíacas:
Estenose pulmonar
Aorta que se sobrepõe ao defeito septal ventricula
Defeito septal ventricular DSV
Hipertrofia do ventrículo direito
O grau de obstrução do trato de saída do ventrículo direito varia entre os pacientes e geralmente determina seus sintomas clínicos e a progressão da doença.Conforme critérios anatômicos podemos classificar de “Boa” ou “Má” Anatomia
Complicações relacionadas : sangramento, infecção de ferida operatória, bloqueio cardíaco (com necessidade de marcapasso definitivo), baixo débito cardíaco, arritmias cardíacas, alterações em sistema nervoso central, alteração renal, recidiva, CIV residual, obstrução residual VD-TP, insuficiência pulmonar, etc.
Estudante PD
há 6 meses