Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

PUC-RIO

como entender conotação e denotação?

Bom dia pessoal,alguém tem alguma coisa sobre denotação e conotação,metáfora e metonímia,não estou entendendo nada,me ajudem por favor

User badge image

Enviado por Paul Snow há 12 anos

Respostas

User badge image

Benigna Santa

há 12 anos

Eu tenho uma aula da minha disciplina de Analise textual falando de Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia, vou disponibilizar lá, na discplina. Depois passa lá, e da uma olhada. 

Abraços 

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Simone Cristina

há 12 anos

Na aula 1: podemos ver a diferença e importância das figuras de palavras.

METÁFORA: é a figura de palavra em que um termo substitui outro, em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação subjetiva de quem cria a metáfora. Ex: Enfiei o pé na jaca.

METONÍMIA: é a figura de palvra que consiste na substituição de um termo por outro, em que  a relação entre os elementos que esses termos designam não depende exclusivamente do indivíduo, mas da ligação objetiva que esses elementos mantêm na realidade. Ex: Sou alérgico a cigarro. O cigarro é a  causa da alergia e a fumaça o efeito. Pode ser alérgico a fumaça e não a cigarro

DENOTAÇÃO: é a significação objetiva da palavra, com sentido comum, significado restrito. 

CONOTAÇÃO: é a significação subjetiva da palavra, ocorre quando a palavra evoca outras realidades por associações que ela provoca. Para Vanoye (1988, p.181) conotação é tudo aquilo que uma palavra pode sugerir, implicar, clara ou confusamente, além de seu significado propriamente dito. 

SIGNIFICAÇÃO SUBJETIVA: "Se dissermos pé de mesa", estamos nos referindo à semelhança entreo signo pé - que está no campo orgênico do ser humano - e o traço que compõe a sustentação da mesa, no campo dos objetos

SIGNO LINGUÍSTICO: é constituído de duas partes distintas, mas interdependentes: o significante( ou plano de expressão), que é parte perceptível, constituída de sons, e o significado ( ou plano do conteúdo) que é a parte inteigível, o conceito.

Para ser um bom profissional em qualquer área, e principalmente neste curso de Serviço Social, deve se ter o mínimo domínio de texto e forma de escrita, pois através de relatórios é que determinamos nosso cotidiano no trabalho. disto depende não só a nossa profissão, mas também a solução de questões sociais, o que implica vidas em jogo.

 

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Simone Cristina

há 12 anos

A coesão acontece quando as palavras são colocadas lado a lado produzindo uma sequência lógica, com sentido.

Ex.: Ela atrasada chegou ao escritório , mas esperando com os amigos uma definição do seu horário

Melhor : Ela chegou atrasada ao escritório , mas os amigos esperavam uma definição do seu horário.

Coerência - é a adequação entre as diferentes partes de um texto com o seu todo, de forma que não haja contradição.

Ex,: O racismo no Brasil não acontece porque somos um povo que interage, integra todas as raças. Porém, não posso aceitarfuncionários negros no meu estabelecimento , tendo em  vista seu modelo de administração inovador.

Espero ter te ajudado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Perguntas dessa disciplina

Question Icon
Grátis

PUC-RIO

Question Icon

PUC-RIO

Question Icon

PUC-RIO