Qual a origem dos órgãos destinados a transplantes?
Leticia Lopes
há 12 anos
Os orgãos são doados por familiares de pessoas falecidas ou dependendo se for figado, rim, medula ossea, que é possível doar com a pessoa viva ela também pode se voluntariar a doação! Precisa ser compativel com o doador e o receptor.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Márcia Cristina
há 12 anos
A partir de cadávers,chamado "alotransplante de doador morto",a partir de seres humanos vivos,"alotransplante intervivos"e "xenotransplantes'' coletado de animais..Porém ,os de animais ainda é uma possibilidade,ou seja esse tipo de transplante ainda é teórico.Várias pesquisas vem sendo realizadas para interação entre seres distintos.Ainda há dificuldades ,como a rejeição e possíveis transmissões de vírus,para seres humanos.
Aron Assis
há 12 anos
A ideia de transplante é de substituir um orgão lesado cujo o mesmo não tenha possibilidade de recuperação, por exemplo.
Os transplantes realizados entre vivos seguem uma regra básica: O transplante só pode ser possível se esse transplante não afetar consideravelmente a vida do doador.
Exemplo: segundo a bioética, eu não posso doar o meu órgão como o coração pra salvar outra pessoa, mesmo que esse orgão pertença a mim. Mas posso doar o meu rim pois não terei grande perdas comparado ao coração.
Qualquer indíviduo é um doardor em potencial, ou seja, tanto você quanto eu, podemos morrer e se nossas familias decidirem doar os nossos órgãos, assim será feito. Isso só pode ser impedido se houver uma manifestação prévia de nossas partes, dizendo que não queremos que nossos órgãos sejam doados.
O xenotransplante é mais teórico, pois no momento que se usa orgãos de animais, existem inumeras coisas que devemos se preocupar como a compatibilidade e possíveis doenças que podem ser adquiridas.