Nos casos de locação residencial, pode o locador adentrar no imóvel sem devida permissão do locatário? Configuraria tal prática crime de invasão de domicílio (Art. 150/CP)? Lembrando que não há qualquer cláusula no contrato de locação que permita tal ação por parte do locador.
Se alguém puder ajudar agradeço, pois já li e reli a Lei de Locações e não encontrei nada que fale a respeito.
Agradeço desde já.
Ivan Mateus S. Freitas
há 12 anos
Não, pois o Código Penal prevê a tipificação do crime de invasão de domicílio como:
"Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências."
Ao citar "de quem de direito" este faz jus àquele que tem moradia em dada residência. Haja vista que ao usar o termo casa, temos a ideia de residência, e aquele que tem o direito quanto à residência, é quem reside ou mora naquele local. Ao alugar uma casa, por exemplo, o locador "cede" temporariamente o seu direito sobre aquele imóvel ao locatário, não tendo esse nenhum ou direito sobre o imóvel que não o de propriedade e aqueles que forem citados no contrato de locação. Lembrando que a jurisprudência considera a invasão de domicílio ainda que o locatário esteja em débito com o locador, ou seja, não tenha pago o aluguel, segundo o TJRJ, nem mesmo a inadimplência por parte do locatário dá direito ao locador de adentrar no imóvel sem a devida permissão.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
marcus steglich
há 12 anos
A lei do inquilinato 8.245/91 é a lei especial que rege as locações de imóveis.
Com o contrato de locação o proprietário trasnfere para o locatário(inquilino) a POSSE do imóvel durante o prazo que durar o contrato. significa dizer que o proprietário do bem imóvel fica desprovidos dos direitos de uso deste imóvel trasnferido para o locatario por contrato de locação.
Com este ato o proprietário fica terminantemente PROIBIDO de entrar no imóvel salvo se o locatario concordar ou houver alguma clausula que dê a ele (locador) esse poder. Geralmente é permitido algum tipo de vistoria, mas é sempre dentro da concordancia do locatario