explicar o que é cada conceito e diferencia-los
Paulo Oliveira
há 12 anos
Sufrágio é o direito público subjetivo de participação nos negócios jurídicos do Estado e de deliberação acerca de sua condução política. O sufrágio, que é um direito, pode ser concretizado por intermédio de vários atos: voto, iniciativa de lei, ação popular etc. Pode haver sufrágio universal (todos podem exercer o direito de participação) e sufrágio restrito (seleciona-se um grupo que pode exercer o direito de participação, segundo critérios previamente estabelecidos). No Brasil, o sufrágio é universal. Atente para o fato de que a exigência do cumprimento de determinados requisitos formais, como o alistamento eleitoral, a capacidade civil e a idade mínima, não afastam o caráter universal do sufrágio, já que não discrimina nenhum indivíduo.
O voto é a mais importante forma de exercício do direito de sufrágio. É um dos meios pelo qual se delibera acerca da condução política do Estado e escolha de candidatos aos cargos políticos. Veja que o voto é apenas uma das formas de concretizar o direito de sufrágio, que também se concretiza quando o cidadão participa de uma audiência pública para deliberação de algum tema, ou quando ajuíza uma ação popular etc.
Escrutínio é o processo utilizado para a tomada de votos. É o método de votação. No Brasil o escrutínio é secreto, com valor igual para todos e periódico.
Entendendo as diferenças. Sufrágio é o direito de escolha e deliberação. Voto é o ato de escolha e deliberação. Escrutínio é o método de votação.
Espero ter ajudado com essa informação, se gostou me ajuda aprovando a resposta!
Boa sorte
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Rodrigo Souza
há 12 anos
Resposta muito boa