A diferença entre arrependimento posterior, arrependimento eficaz e desistência voluntária e como se dá a pena para cada caso? Onde estam previstas essas hipóteses? Se alguém puder, por favor, me tirar essa dúvida eu agradeço. Gostaria também, se possível, de uma exemplificação, mostrando uma hipótese para cada caso.
Agradeço desde já!
Paulo Oliveira
há 12 anos
Vou tentar acabar com essa angústia, realmente, uns exemplos sempre cai muito bem:
Desistência Voluntária - quando o agente, voluntariamente (portanto, por vontade própria, não se exigindo espontaneidade), interrompe a execução do crime (evidentemente, não atinge a consumação). Essa figura exige que a desistência ocorra em meio a prática dos atos executórios, não podendo, pois, tê-los esgotado. Respondendo apenas pelo crime já praticado até então. Exemplo: O agente está em uma casa furtando e, depois de reunir todos os objetos na sala, resolve abortar a prática criminosa, desistindo da empreitada. Nesse caso, apenas responde pelos atos já praticados, no caso, invasão de domicílio
Arrependimento eficaz - se o agente esgota todos os meios executórios, mas, na sequência antes da consumação, impede voluntariamente o resultado (portanto, por vontade própria, não se exigindo espontaneidade), evitando a sua produção Exemplo: A descarrega a arma na vítima para matá-la, todavia, esgotada a capacidade ofensiva, resolve voluntariamente levá-la para o hospital e a salva. Neste caso, apenas responde pelos atos já praticados (lesão corporal).
Arrependimento posterior - nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será diminuída a dois terços. Exemplo: Um sujeito resolve furtar um notebook, depois de consumado se arrepende, e logo procura a vítima para devolver, sua pena será diminuida a dois terços.
Essa deu um trabalho maior, espero ter realmente ajudado, Boa sorte Rafael !
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Rafael Canto
há 12 anos
Muito obrigado, Paulo. Realmente me ajudou bastante!
Abraços!!!
Cissa David Siebra
há 12 anos
Muito boa a resposta..