Logo Passei Direto
Buscar

Como se efetiva, no Federalismo brasileiro, a participação da vontade do estado-membro na vontade criadora da ordem jurídica Federal?

User badge image

Enviado por Jackeline Sampaio há 12 anos

Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

há 12 anos

"Como se efetiva, no Federalismo brasileiro, a participação da vontade do estado-membro na vontade criadora da ordem jurídica Federal?"

 

Pergunta mal formulada, na minha opinião. Art. 22 da CF dispõe as competências privativas da união, art. 24/25 da CF sobre a competência legislativa dos Estados.

O ente federativo "Estado" pode fazer sua própria Constituição, desde que não verse sobre questões dispostas no art. 22, e cada Estado possui a sua. A forma dos serviços públicos e órgãos públicos atuarem é através da arrecadação por meio de tributos, e a discussão atual está no fato de que 70% dos tributos arrecadados no Brasil o são pela União, e sendo que os maiores responsáveis pelo funcionamento do SUS são os Estados e Municípios. No âmbito tributário se discute essa questão, no âmbito constitucional, o pacto federativo, uma vez celebrado por uma Assembléia Nacional Constituinte, sendo poder originário e promulgado, foi de forma democrática. A vontade dos Estados e Municípios se manifestaram pelos seus representantes na época da promulgação da CR/88.

A questão básica é que os Estados possuem diversas competências concorrentes com a União, mas na prática a União não as exerce de forma proveitosa, não usa dos recursos que possui para investir nos Estados, logo muitos administradores públicos tem um orçamento extremamente atado a precatórios (dívidas públicas) e despesas com o SUS/educação.

Na prática, a União lava as mãos e age como o papai noel caridoso, que visita apenas as crianças boas na véspera do natal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!