Logo Passei Direto
Buscar

O Direito Penal regula todas as condutas consideradas ilicitas? Por quê?

Pergunta sobre Penal I.

User badge image

Enviado por Daniele Maiakovski há 12 anos

Respostas

User badge image

Tatiane Nascimento

há 12 anos

Olá Daniele, tudo bem?

Sua pergunta é muito interessante. Porém, para respondê-la, alguns conceitos devem ser analisados.

Primariamente, Direito Penal. Sob seu aspecto formal, é o conjunto de normas taxativas previamente estabelecidas dispondo de comportamentos humanos a serem evitados, sob pena de sanção. Em aspecto material, é a proteção aos bens jurídicos mais importantes da sociedade.

Ilícito, segundo o Dicionário Online de Português, é o que se opõe ao que é lícito; contrário à lei; ilegal. Que se opõe aos princípios morais: comportamento ilícito. Característica ou particularidade daquilo que não é legal; inaceitável de acordo com a moralidade. Ação ilícita; ilicitude.

Portanto, observadas sob 2 aspectos, tenhos 2 respostas a sua pergunta.

O Direito penal, sob seu aspecto formal - como o conjunto taxativo de condutas ilícitas - e ilícito, como contrário a lei, a resposta à sua pergunta é SIM - o DP regula todas as condutas consideradas ilícitas. Porque, nesta vertente, uma conduta para ser considerada ilícita deve estar devidamente elencada na parte especial do Código Penal; ou seja, o que não estiver previamente taxado no CP não é ilícito.

O Direito Penal, sob seu aspecto material - como protetor dos bens jurídicos relevantes - e ilícito, como aquilo que se opõe aos princípios morais, a resposta é NÃO - o DP não regula todas as condutas consideradas ilícitas. Inicialmente, o nosso CP é de 1940, reformado em 1984, carregado de um monte de alterações aos longos dos anos - e precisando URGENTE de uma nova reforma que seja avultadamente eficaz. Isto porque o Direito, como Ciência Social Aplicada, não é estático; é essencialmente dinâmico, e muda com o variar do tempo, com o passar dos anos. Os valores sociais mudam, as necessidades humanas mudam - inclusive o aspecto criminal; novos atentados aos bens jurídicos fundamentais - que devem ser amparados pelo Estado - também surgem. Então, o Direito deve avançar no tempo para acompanhar estas mudanças e cumprir de forma plena o seu papel - de fazer Justiça, em todos os aspectos. Novas condutas - devidamente ILÍCITAS - vão surgindo a cada dia. Portanto, enquanto não houver uma eficiente reforma judiciária, o Direito Penal - atualmente - não consegue regular TODAS as condutas consideradas ilícitas.

Grande abraço para você!

Bons estudos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

dev-test-answer-api@mail.com

há 9 meses

9L8RJUD448hpz16GGQct8U4e5bmMiPqidCEGT9rXeba2rssHku9tqqLntpjM1c

Bold

Italic

Red text

  1. Bullet point



Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!