Pergunta sobre Penal I.
Tatiane Nascimento
há 12 anos
Olá Daniele, tudo bem?
Sua pergunta é muito interessante. Porém, para respondê-la, alguns conceitos devem ser analisados.
Primariamente, Direito Penal. Sob seu aspecto formal, é o conjunto de normas taxativas previamente estabelecidas dispondo de comportamentos humanos a serem evitados, sob pena de sanção. Em aspecto material, é a proteção aos bens jurídicos mais importantes da sociedade.
Ilícito, segundo o Dicionário Online de Português, é o que se opõe ao que é lícito; contrário à lei; ilegal. Que se opõe aos princípios morais: comportamento ilícito. Característica ou particularidade daquilo que não é legal; inaceitável de acordo com a moralidade. Ação ilícita; ilicitude.
Portanto, observadas sob 2 aspectos, tenhos 2 respostas a sua pergunta.
O Direito penal, sob seu aspecto formal - como o conjunto taxativo de condutas ilícitas - e ilícito, como contrário a lei, a resposta à sua pergunta é SIM - o DP regula todas as condutas consideradas ilícitas. Porque, nesta vertente, uma conduta para ser considerada ilícita deve estar devidamente elencada na parte especial do Código Penal; ou seja, o que não estiver previamente taxado no CP não é ilícito.
O Direito Penal, sob seu aspecto material - como protetor dos bens jurídicos relevantes - e ilícito, como aquilo que se opõe aos princípios morais, a resposta é NÃO - o DP não regula todas as condutas consideradas ilícitas. Inicialmente, o nosso CP é de 1940, reformado em 1984, carregado de um monte de alterações aos longos dos anos - e precisando URGENTE de uma nova reforma que seja avultadamente eficaz. Isto porque o Direito, como Ciência Social Aplicada, não é estático; é essencialmente dinâmico, e muda com o variar do tempo, com o passar dos anos. Os valores sociais mudam, as necessidades humanas mudam - inclusive o aspecto criminal; novos atentados aos bens jurídicos fundamentais - que devem ser amparados pelo Estado - também surgem. Então, o Direito deve avançar no tempo para acompanhar estas mudanças e cumprir de forma plena o seu papel - de fazer Justiça, em todos os aspectos. Novas condutas - devidamente ILÍCITAS - vão surgindo a cada dia. Portanto, enquanto não houver uma eficiente reforma judiciária, o Direito Penal - atualmente - não consegue regular TODAS as condutas consideradas ilícitas.
Grande abraço para você!
Bons estudos.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
dev-test-answer-api@mail.com
há 9 meses
Bold
Italic
Red text