Algums crimes do CP são muito parecidos e são facil de se confundir, mas deve existir aguma forma de diferncia -los .
Tatiane Nascimento
há 12 anos
Olá Marcia Rodrigues, tudo bem?
A sua pergunta foi atinente aos crimes contra a honra estabelecidos em nosso CP, a saber: Calúnia, Difamação e Injúria. Institutos estes fáceis de serem confundindos.
A Calúnia - o mais grave deles - aduz que deve haver a imputação falsa de um fato definido como crime.
Diferença entre calúnia e difamação: Na calúnia, a imputação do fato deve ser falsa, ao contrário da difamação que não exige a sua falsidade; na calúnia, além de fato falso, deve ser definido como crime; na difamação, há somente a imputação de um fato ofensivo à reputação da vítima, não podendo ser um fato definidiso como crime, que pode, contudo ser uma contravenção penal.
Diferença entre calúnia e injúria: Na calúnia existe a imputação de um fato. Na injúria o que se atribuia vítima é uma qualidade pejorativa à dignidade ou decoro. Com a calúnia, atinge-se a honra objetiva. Já na injúria atinge a chamada honra subjetiva.
Difamação: Imputação de fatos determinados, falsos ou verdadeiros, à pessoa determinada ou a pessoas determinadas, com finalidade de macular sua reputação - honra objetiva.
Injúria: Ao contrário da calúnia e da difamação, com a tipificação do delito de injúria busca-se protegere a chamada "honra subjetiva" - que é o juízo que a pessoa tem de si mesma.
Bom, creio que agora ficou mais fácil. Os demais dispositivos relacionados a estes institutos encontram-se no CP -ou em uma doutrina de sua preferência.
Bons estudos, flor!
Um abraço,
Tatiane Nascimento.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade