Quais são os fatores essenciais que distinguem Lesão de Estado de perigo?
Julia Carvalho
há 11 anos
A principal diferença entre os dois vícios de consentimento, trata-se do fato de que para qualificar-se Estado de Perigo, a outra parte tenha cohecimento da situação de perigo. Caso contrário configura-se a lesão.
Tatiane Nascimento
há 12 anos
Olá Samantha! Tudo bem?
Dentre os defeitos do negócio jurídico - que geram anulabilidade, a lesão pode se conceituar como a assunção de prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta por premente necessidade ou inexperiência. O instituto está previsto no art. 157 do Código Civil.
Requer a existência de dois elementos:
Não incide a atos unilaterais. Não há necessidade de existir:
O ato é anulável, mas o negócio pode ser mantido se a parte prejudicada receber uma compensação.
Já o Estado de Perigo é a assunção de obrigação excessivamente onerosa com o intuito de salvar a si a outrem de sua família de grave dano conhecido da outra parte. O instituto está elencado no art. 156 do CC.
O ato também é anulável, mas há corrente doutrinária que entenda que o ato deveria ser válido, determinando-se apenas o ajuste das prestações.
Bons estudos!
Juliano Gonçalez
há 11 anos
Complementando o que a minha querida colega Julia disse.... se trata do dolo de aproveitamento, que para isso é necessário ter o conhecimento da situação de perigo tendo intenção de tirar proveito.