Logo Passei Direto
Buscar

Geologia e seu campo atuação

User badge image

Enviado por Humberto Alcantara em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GEOLOGIA E SEU CAMPO DE ATUAÇÃO
Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua origem, sua evolução, os seus ecossistemas, a origem e evolução dos seres vivos que nela habitam e as causas do desaparecimento das espécies, bem como sua relação com os ecossistemas nos quais vivem e como interferem neles, os fósseis, os minerais e as rochas, o seu equilíbrio dinâmico, e todos os processo naturais que nela se desenvolvem hoje( atualmente ) para interpretar como se desenvolveu no passado para entender o que ficou registrado nas rochas, nos minerais e na evolução da sua morfologia em conseqüência da interação dos diferentes processo ao longo dos 4,5 bilhões de anos da sua existência 
É a mais abrangentes ciências naturais. 
Os geólogos estudam a composição, a estrutura e a evolução do Globo Terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície necessário ao profissional. Para a compreensão de disso tudo é um bom conhecimento de física, química, biologia e matemática, estatística, para poder interpretar os fatos observados e estabelecer modelos que expliquem a sua fenomenologia. 
São de interesse imediato o conhecimento de depósitos minerais, bacias petrolíferas, fraturas e falhas geológicas, lençóis freáticos, fósseis, poluição, cidades, seres vivos...como intereagem em cada ambiente geológico. 
A geologia não envolve apenas o estudo das rochas como muitos pensam. Seu conhecimento é de básico interesse científico, e é utilizado a serviço da humanidade. Os geólogos são capazes de identificar reservas minerais que possam ser extraídas, identificar zonas estáveis geologicamente falando sendo ideais para construções civis, e prever desastres naturais - como terremotos - que são associados as forças geodinâmicas.  
Campos de Estudo da Geologia 
Geofísica - reconhece as propriedades físicas da Terra. Por exemplo, estudando o campo magnético terrestre ( intensidade, configuração e variação), o fluxo de calor interno da Terra, o movimento das ondas sísmica, que estão associadas aos terremotos. As variações do campo gravitacional terrestre e suas causas locais e regionais. A geofísica combina geologia com física para solucionar problemas como encontrar reservas de gás, óleo, metais, água... identificar zonas de falhas instáveis para obras de engenharia civil, construção de barragens para nelas se construírem Usinas Hidroelétricas, ou Usinas Nucleares. 
Geoquímica - trata da química do planeta. E atualmente pode ser dividida em geoquímica sedimentar, geoquímica orgânica, o novo campo da geoquímica ambiental, na prospecção de jazidas minerais, e muitos outros. O grande interesse da geoquímica está na origem e evolução das principais classes de rochas e minerais. O geoquímico estuda especificamente os elementos da natureza - por exemplo, os ciclos geoquímicos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre; distribuição e abundância de isótopos na natureza e a exploração geoquímica, também chamada de prospecção geoquímica, que é aplicada para a exploração mineral. 
Petrologia - trata da origem, estrutura, ocorrência, e da história das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Os petrólogos estudam as mudanças que ocorrem nas rochas e são capazes de fazer um detalhado mapeamento mostrando os tipos de rochas existentes em uma área. 
Mineralogia - trata dos minerais encontrados na crosta terrestre, e até mesmo os encontrados ou originados fora dela. A cristalografia estuda a forma externa e a estrutura interna dos cristais naturais ou sintéticos. Há quem considere a mineralogia a arte de identificar os minerais baseando-se nas suas propriedades físicas e químicas. A mineralogia econômica focaliza os processos responsáveis pela formação dos minerais, especialmente os de uso comercial. 
Geologia estrutural - estuda atualmente as distorções das rochas em geral. Usualmente comparando as formas obtidas e as classificando. Essas distorções podem ser vistas tanto macroscopicamente quanto microscopicamente. Os geólogos estruturais são capacitados para localizar armadilhas estruturais que podem conter petróleo. 
Sedimentologia - refere-se ao estudo dos depósitos sedimentares e das suas origens. Os sedimentólogos estudam inúmeras feições apresentadas nas rochas que podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais. 
Paleontologia - estuda a vida pré-histórica, tratando do estudo de fósseis de animais e plantas micro e macroscópicos. Os fósseis são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, preservados por meios naturais na crosta terrestre. 
Geomorfologia - trabalha com a evolução das feições observadas na superfície da Terra, identificando os principais agentes formadores dessas feições e caracterizando a progressão da ação de agentes como o vento, gelo, água... que afetam bastante o relevo terrestre. 
Geologia Econômica - envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, água subterrânea para saber como devem influir no planejamento e construção de estruturas de engenharia. 
Hidrogeologia - trata do gerenciamento de recursos hídricos, localização de lençóis freáticos e a construção de poços. 
Geologia Ambiental - esse é um campo relativamente novo responsável pela coleta e análise de dados geológicos para evitar ou solucionar problemas oriundos intervenção humana no meio ambiente. Um dos seus ramos é o da Geologia Urbana, que trata dos impactos, geralmente caóticos, gerados sobre o meio ambiente, quando o incontrolável crescimento das cidades agride o ambiente ocasionando catástrofes que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Atualmente o geólogo ambiental tem trabalhado bastante na elaboração de RIMAS ( Relatórios de Impacto Ambiental ), exigidos antes da execução de grandes obras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?