Logo Passei Direto
Buscar

ok anestesio 03.03.11

User badge image

Enviado por Alexandra Soares em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anestesiologia e Técnicas cirúrgicas
Rio, 03/02/2011
Alexandra Woods
Anestesia Inalatória
Aula passada: A anestesia geral IV é administrada através de diversos fármacos, que tem como característica principalmente produzir o estado de hipnose. Por isso essas drogas também são conhecidas como drogas de indução anestésica. As drogas IV são chamadas de drogas de indução por elas promoverem um estado de hipnose.
Anestesia Geral Inalatória
Conceito:
É a anestesia obtida por meio da absorção de um princípio ativo pela via respiratória, passando para a corrente circulatória e atingindo o sistema nervoso central, produzindo anestesia geral.
As drogas inalatórias, normalmente, de uma forma geral são drogas de manutenção anestésica. São fatos que são cronologicamente uma seqüência. Primeiro vc induz o paciente pra depois vc o manter anestesiado.
É correto dizer que os IV só podem ser usados pra indução? Não. Já vimos que através da infusão continua podemos fazer com que a manutenção anestésica também seja IV. 
E o inalatório, ele só serve pra manutenção ou eu poderia usar o inalatório também pra indução anestésica? Pode. Vimos que quando a pessoa vai ser anestesiada, é colocada uma mascara no rosto, a pessoa respira, pede pra contar até o 10, mas no numero 3 vc já está dormindo. Por que: essa forma é uma forma de indução anestésica através do gás inalatório. 
Tanto as drogas IV quanto inalatórias servem tanto pra indução e como para manutenção. De uma forma geral, a regra é IV de indução e inalatória de manutenção. Por que: na veterinária, diferente da medicina, o professor não recomenda as induções anestésicas por via inalatória (gás inalatório). Pois pra gente agente fala para pessoa respirar o gás e contar até 10. No animal não é tão fácil fazer isso, porque primeiro, as máscaras anestésicas não são anatomicamente adaptadas para o focinho do animal. O gás inalatório na veterinária é feita através de entubação, pra depois que o paciente já foi induzido. Então o animal acaba lutando contra o gás anestésico que não é um cheiro agradável, o halotano, por exemplo, é bem desagradável. 
Se vc pega uma mascara adaptada que é um cone, e coloca no focinho do cão, o cão não vai gostar, ele vai se debater, a mecânica ventilatória dele está aumentando, porque o animal está nervoso, em cima da mesa, com pessoas segurando ele e enfiando um cone no focinho dele que tem um cheiro desagradável. Ai o animal começa a lutar contra, o seu instinto é aumentar o anestésico, aumenta a vaporização pra anestesiar o animal “mais rápido”. 
Vaporizador: temos o universal e o calibrado, o universal vaporiza muito anestésico. Então já houve relatos que aumentou o gás, e o animal ficou lá, ai a pessoa virou pra pegar alguma coisa e quando voltou, o animal não só estava induzido em índices profundos de anestesia, como correndo risco a vir a óbito. 
	Como é feito na veterinária: se vc quiser fazer a indução com máscara, pode fazer, mas evite usar a mascara em si, faz o gás inalatório numa câmara de indução, que é como se fossem gaiolas de vidro onde o animal é colocado (geralmente gatos e pequenos roedores) e tem entrada de agente inalatório pra que no ar ambiente que o animal respira ele possa ser induzido.
	Mas em via de regra: evitem fazer indução anestésica através de máscara, a não ser quem trabalha com silvestre, que costuma se fazer com freqüência a indução com mascara.
Anestesia inalatória
O que é: é aquela anestesia causada através do uso de agentes anestésicos administrados por uma via, através da via respiratória, passando deste para corrente sg e atingindo o SNC produzindo anestesia geral, ou seja, estado de hipnose.
OBS: pra estudar, quando eu falo de vantagens e desvantagens, estou comparando a inalatória com a IV, e vice versa.
Características:
Rápido e previsível ajuste da profundidade anestésica.
Via de administração respiratória.
Metabolismo ausente ou de pequena magnitude.
Recuperação rápida.
Econômico a longo prazo.
Tempo anestésico controlado de acordo com a necessidade.
Equipamento especial: fonte de O2, circuito, sonda endotraqueal ou máscara, método de eliminação ou absorção do CO2 e um reservatório de gás.
Características que nós temos:
- Rápido e previsível ajuste da quantidade de agente anestésico. Por que: assim como a anestesia IV através de infusão continua a manutenção do estado anestésico através de anestesia inalatória é feito de instante em instante, então se eu aumento ou diminuo, a minha resposta entre hora é mais rápida. São pequenas dosagens que eu posso aumentar ou diminuir, tenho um nível de controle.
- A via de administração: 
O IV, depois que vc aplica não tem como tirar da veia, o IV depende pra ser metabolizado e excretado de exclusivamente das funções orgânicas de fígado, rim e qualquer outro que entre na farmacodinâmica e farmacocinética. 
O inalatório não, a via de absorção é a mesma via de excreção, não de 100% desse fármaco, pois parte desse fármaco pode ser metabolizada, pode ser metabolizado pelo fígado e pode ser excretado pela via renal, mas na sua grande parte, o inalatório é excretado na sua forma ativa ainda (sem ser metabolizado). Já o inalatório é quase que excretado quase que na sua forma ativa, e isso é um dado importante, porque na pratica, quando falamos sobre mecanismo, equipamento de anestesia inalatória, esse gás que eu estou dando pro animal que é necessário pra anestesia e que ele está jogando pra fora quase que idêntico ao que eu administrei pra ele, eu posso reaproveitar esse gás, tem equipamentos onde eu tenho reaproveitamento do gás inalado.
- Metabolização é quase ausente ou de pequena magnitude. A recuperação é relativamente rápida, pois estamos fazendo aquela administração de instante em instante, então logo a supressão daquele anestésico está muito mais próximo ao ponto de declínio daquela concentração plasmática. 
- Econômica a longo prazo. Porque a curto prazo vc precisa comprar os equipamentos. Ex. vou usar uma técnica de anestesia inalatória, primeiro eu tenho que ter o equipamento pra usar como vaporizador, fluxômetro, circuito valvular, etc. De inicio vc deve gastar pelo menos uns 20 a 30 mil reais pra montar todo seu equipamento. Mas a longo prazo, aquilo se paga, e acaba ficando mais econômico. 
- O tempo anestésico é controlado de acordo com a necessidade. 
O IV, quando o animal é obeso, eu aplico o fármaco e aquele fármaco fica retido nas regiões lipídicas e às vezes esse paciente fica dormindo muito mais tempo do que eu preciso para fazer o ato cirúrgico. Ex. O ato cirúrgico demora 30 minutos e o animal fica 2 horas dormindo. No inalatório não acontece isso. Como eu tenho uma facilidade de superficialização do aprofundamento do paciente, eu tenho como manter o ato anestésico restrito exatamente ao ato cirúrgico, quando acaba o ato cirúrgico, eu desligo o anestésico, esse animal começa então superficializar e acordar. Eu não preciso que ele seje metabolizado. 
- Equipamento especial:
Eu preciso de um equipamento básico inalatório pra fazer minha cirurgia.
 Mecanismo de ação:
Não há um efeito específico em neurotransmissores.
Não há um único efeito a nível molecular.
Descerebração não altera o requerimento anestésico.
Bloqueio da transmissão excitatória e estimulo da transmissão inibitória
Ação pré e pós-sináptica:
Alteração da liberação de neurotransmissores pré-sinápticos.
Alteração da concentração de cálcio intracelular
Modificação do fluxo iônico pós-sináptico
Como funciona o mecanismo de ação dessas drogas:
Não há efeito específico em neurotransmissores, por que: exemplo de droga inespecífica, os agentes inalatórios são drogas inespecíficas. 
O que são drogas de ação inespecífica? São aquelas drogas que não necessitam de ligação com o receptor. Seu efeito se dá por excitação direta da molécula do fármaco sobre o tecido alvo, no caso o SNC. Então se ele não se liga a receptores próprios, eles não estão relacionados a mecanismos de ação de neurotransmissores
específicos. Então os agentes inalatórios são exemplos de drogas de ação inespecífica. Vc precisa de mais droga nesse tipo de droga inespecífica, porque ela precisa se difundir pelo tecido. As drogas que agem em receptor, elas precisam de pequenas quantidades porque elas se ligam ao receptor e fazem o efeito.
Não há um único efeito de ação molecular, então eles agem de uma forma geral em diversos mecanismos que vão levar a depressão. 
- Bloqueiam as transmissões excitarória.
Vão causar depressão no SNC, então de alguma forma no tecido, a ação dessas drogas acaba fulminando na redução da excitabilidade dos neurônios. 
Ação pré e pós-sináptica:
	Não há um único efeito, os efeitos são vários: 
. Alteração na liberação de neurotransmissores pré-sinápticos.
. Alteração nas concentrações de cálcio intracelular, que são necessárias pra degranulação dos neurotransmissores.
. Modificação no fluxo iônico. A passagem de sódio e potássio necessária pra que as diferenças de tensão na célula necessária pra que haja a onda de despolarização (sódio, potássio).
CONCENTRAÇÃO ALVEOLAR MÍNIMA 
Concentração de um anestésico em 1 atmosfera, necessária para abolir movimentos em resposta a um estímulo doloroso em metade dos pacientes testados
Ponto importante:
	Quando agente fala de um agente intravenoso, qual é a unidade que eu uso?
	Quando estou falando de gás, vapor inalatório, não dá pra trabalhar com mg, porque eu não tenho mais o liquido, como vou mensurar mg no ar? Teve que ser criada outra medida, que agente chama de CAM – Concentração alveolar mínima. Isso quer dizer que a concentração daquele gás no alvéolo é a concentração mínima necessária pra promover anestesia. 
	Cada droga tem uma CAM diferente. Cada droga tem uma concentração necessária mínima pra que a droga faca efeito. Então o halotano tem uma CAM, o isso tem uma CAM, o efluran tem uma CAM, todos eles são exemplos de drogas anestésicas inalatórias. 
Quanto menor é a CAM, a droga é mais potente. Porque eu preciso de menos concentração pra promover anestesia. Então pode cair na prova, uma questão em que é dado várias drogas com as CAM e pergunta qual a droga mais potente. É a droga com menor CAM, porque basta uma menor concentração dela pra promover um estado de anestesia.
CAM não é alterada por:
Duração da anestesia
Hiper/hipocalemia
Sexo
PaCO2 (15-95 mmHg)
PaO2 (>40 mmHg)
Pressão arterial (>50 mmHg)
Alterações do equilíbrio ácido-básico
Anticolinérgicos
CAM é aumentada:
Hipertermia 
Hipernatremia
Drogas que causem estímulo do SNC (anfetamina, efedrina,...)
CAM é reduzida:
Hipotermia
Hiponatremia
Gestação
PaCO2 (>95 mmHg)
PaO2 (<40 mmHg)
Pressão arterial (<50 mmHg)
Com idade em adultos
Drogas que causem depressão do SNC (anestésicos inalatórios, N2O, quetamina, tiopental, alfa-2 agonistas, opióides, benzodiazepínico, fenotiazínicos, etc)
Farmacocinética:
Fatores que interferem:
Concentração alveolar dos anestésicos
Concentração inspirada
Ventilação alveolar: Freqüência respiratória, volume corrente e espaço morto anatômico 
Captação sanguínea: solubilidade
Fatores que interferem na farmacocinética do agente inalatório
	1º: Concentração alveolar dos anestésicos. Se estou trabalhando com iso ou se estou trabalhando com halotano, se um é mais potente do que o outro, a concentração da droga é importante.
2º: A concentração esperada também interfere na anestesia
3º: A ventilação, volume corrente. 
A anestesia causa hipoventilação. Então se o animal parou de ventilar, ele para de absorver.
	4º: A captação sanguínea, solubilidade, algumas drogas tem mais solubilidade do que outras. 
Tudo isso são fatores que interferem na farmacocinética.
Efeitos dos anestésicos inalatórios no sistema respiratório:
Depressão respiratória dose-dependente: redução da freqüência respiratória e volume minuto, hipercapnia, acidose respiratória.
Depressão do centro respiratório e quimiorreceptores
Efeitos dos anestésicos inalatórios no sistema cardiovascular: 
Depressão cardiovascular dose-dependente: depressão do miocárdio, redução no volume sistólico, débito cardíaco e pressão arterial
Depressão do centro vasomotor e barorreceptores 
Com exceção do halotano, os outros anestésicos podem causar aumento da FC
Toxicidade:
Carcinogenicidade: 1,3 a 2 vezes maior incidência de câncer em centro cirúrgico 
Teratogenicidade: aumenta em 30% o risco de aborto espontâneo; 1,2 vezes maior a incidência de anomalia congênita.
Os agentes inalatórios de uma forma geral causam depressão respiratória. Depressão tanto no volume de inicio quanto depressão na freqüência. A respiração tem que ser acompanhada durante a cirurgia. 
Qual é o efeito respiratório dos agentes inalatórios
	Causam depressão ventilatória, no volume e freqüência.
No sistema cardiovascular
	São drogas que causam depressão no cardiovascular. Algumas drogas causam alterações no miocárdio podendo causar arritmias. No caso,o halotano é uma droga que causa bastante arritmia. 
	Altera o volume sistólico, débito cardíaco e pressão arterial.
Deprime o centro baroreceptor. Ou seja, aquele centro responsável pela identificação de estados de hiper ou hipotensão e deflagram sistemas/mecanismos compensatórios. 
Drogas podem agir com o mesmo efeito mas por mecanismos diferentes.
Ex. tanto o halotano quanto o iso causam hipotensão. Só que causam hipotensão por motivos diferentes. O halotano causa hipotensão porque ele reduz o DC, com isso o DC quando está na equação arterial, pressão arterial = DC x resistência vascular periférica. O isoflurano também causa hipotensão, redução da pressão arterial, só que relacionado a redução na resistência vascular periférica que é um outro elemento da pressão arterial. 
-> Só que em ambos, inibem o centro baroreceptor, que é o centro responsável pelos mecanismos compensatórios. (inibem um pouco os mecanismos compensatórios)
A hipotensão usando agentes inalatórios as vezes ela é mais gravosa do que a hipotensão causada por drogas IV. 
Ex. tiopental: ele causa hipotensão, só que ele lança mão de mecanismos compensatórios, tanto lança que a FC do tiopental ele aumenta de forma compensatória. Quando estou usando a inalatória eu não tenho essa compensação. Ou seja, alem da hipotensão, eu também tenho bradicardia.
Anestesia inalatória é mais segura. Mas será que ela é mais segura do que a IV?
	Ela causa alterações cardiovasculares às vezes até mais gravosas, causa dispnéia, depressão respiratória, será que a anestesia inalatória é mais segura?
Ela é tão perigosa quanto a EV. Mas ela acaba se tornando mais segura porque ela é reversível de forma mais rápida e pode ser retirado de forma segura. 
Na cirurgia, eu noto a necessidade do meu paciente quando ele começa a se mexer, então eu só noto que o animal tem algum problema quando o meu paciente começa a superficializar. Mas e quando ele está aprofundando? Vc consegue perceber quando está tendo algum problema? Vc só consegue notar problema na anestesia naquele paciente que vc não está acompanhando quando ele está acordando. Entre morrer e acordar é melhor acordar. E no paciente que está morrendo? Vc até consegue notar, pára de sangrar na cirurgia porque o coração para de bater, o sangue começa a ficar mais escuro porque ele está sendo pouco oxigenado, mas até lá o animal já morreu.
Normalmente quem faz a anestesia inalatória é o anestesista que está ali só pra isso. Tem monitoração, que é um elemento de segurança no ato anestésico. O que faz do ato da anestesia inalatória ser mais seguro não é só a droga, é a presença de um profissional, anestesista que está tomando conta só disso, e acompanhado de mecanismos de monitoração. Então a anestesia inalatória por si só não é mais segura, ela é tão perigosa quanto qualquer outra, o que faz a diferença é o anestesista com as devidas monitorações.
Agentes inalatórios
	Tem toxicidade pro ambiente (e pra quem maneja o ato) porque o gás quando vai pro ambiente, contamina o ambiente, porque ele é eliminado
na sua forma ativa.
Eles podem causar em mulheres grávidas aborto. A cadela grávida pode ser anestesiada por anestesia inalatória, porque ela não vai causar aborto no momento do parto dela, se tiver, melhor, porque já que é pra sair, sai. Agora, a mulher grávida que é cirurgiã e que é anestesista, que está cheirando o gás anestésico ali e ela grávida, ela pode ter problema na gestação dela.
 {Hepatopatias iatrogênicas já foram descritos (em anestesistas que trabalham há muito tempo)}
Anestésicos Inalatórios utilizados em anestesia veterinária
 Não-halogenados:
Éter dietílico, ciclopropano, clorofórmio e óxido nitroso (N2O)
Halogenados:
Halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano
Anestésicos inalatórios
Tem composições diferentes. São de 2 grupos: 	
Agentes que são gasosos e que são vapor.
O que é um vapor e o que é um gás? O O2 é um gás.
O gás é um elemento que naturalmente ele já se apresenta na forma gasosa, na forma de gás.
O vapor é uma suspensão no ar de uma partícula líquida. Eu posso falar de vapor d’água. Que é a umidade relativa do ar, que tem partícula liquida suspensa no ar.
Então vamos trabalhar com agentes inalatórios, com 2 grupos:
	- Um grupo que já é gás. Que são os não halogenados.
	- Um grupo que é vapor. Que são os halogenados.
Os halogenados são todas as drogas derivadas da 1ª droga que é o halotano. O halotano é uma droga que é liquida, ela vira vapor. Como ela deu origem a praticamente todos os agentes inalatórios, que agente chama esse grupo de halogenado. Com o grupo halogenado veio de um agente que é liquido e obrigatoriamente tem que virar vapor, é o grupo dos halogenados. Entao o grupo halogenado é vapor.
Os não halogenados que são os demais, que são os gases, são as substancias que já estão na sua forma. E hoje só tem 1 anestésico que é gás, que é o oxido nitroso (N2O). 
Enquanto que todos os demais fazem parte do grupo halogenados, então eles são vapores. Quando eles vendem, eles vendem sob a forma liquido. Então eu preciso transformar esse liquido em vapor.
Vaporizador: os halogenados precisam ser vaporizados, ser transformados de liquido em suspensão, através de um equipamento chamado vaporizador.
O equipamento indispensável quando agente fala sobre anestesia inalatória é o vaporizador, que por si só, pode custar de 800 reais até 7 mil reais.
Óxido Nitroso (N2O):
Usado junto com outros anestésicos (halogenados);
Potência anestésica baixa (CAM: 188% no cão);
 Uso em concentrações de 50 a 60% (em concentrações acima de 75% produz hipoxemia);
Difusão por espaços gasosos fisiológicos e patológicos.
Necessidade de pós-oxigenação de 5 a 10 minutos.
Eliminada de forma intacta pela respiração (irrelevante liberação pela pele).
Sistema Cardiovascular:
Liberação de catecolaminas 
↑FC, ↑DC.
Sistema Respiratório:
↑FR, ↓Volume corrente;
SNC:
Elevação do consumo de oxigênio e do fluxo cerebral;
Elevação da PIC
Efeitos colaterais:
Depressão de medula em exposições constantes (anemia megaloblástica) 
Deficiências neurologias (neuropatias periféricas)
Teratogenicidade (contra indicados em gestantes) 
Alterações na resposta imunológica;
Oxido nitroso
Único gás usado pra anestesia.
A anestesia se iniciou como inalatória, o óxido nitroso foi o 1º anestésico gás, ainda usado até hoje, o problema do oxido nitroso é um: ele sozinho não é capaz de promover a anestesia, ou seja, o estado de hipnose. Porque a CAM (concentração alveolar mínima) do óxido nitroso é de 188%, nessa concentração ele consegue fazer anestesia, mas ninguém consegue administrar mais do que o pulmão é capaz de receber. Não consigo administrar mais de 100% de uma droga e mesmo se coubesse eu não poderia administrar porque não teria espaço pra O2. 
O máximo que eu posso usar de CAM do oxido nitroso são índices próximos a 50-60%, porque eu preciso ter pelo menos oxigênio, senão o animal entra em hipóxia. 
- Baixa potencia anestésica: (CAM: 188% no cão); A concentração não pode extrapolar 60% senão ele causa hipóxia. 
Eu diminuo a dose do halogenado quando eu uso o oxido nitroso, mas na pratica geralmente agente não usa oxido nitroso. Mas quando eu uso o oxido nitroso, eu diminuo as doses do halogenado, diminui alguns de seus efeitos. Os hospitais usam pq tem equipamentos.
- Difusão por espaços gasosos fisiológicos e patológicos: O oxido nitroso, como é um gás, ele se difunde pelos tecidos muito facilmente, porque não tem barreira pra ele. Quando não tem barreira pra ele, ele se acumula em espaços que estariam fechados sem gás nenhum, ele entra nesses locais onde não tem gás nenhum e fica, então ele expande alguns compartimentos biológicos e às vezes não biológicos. O que isso quer dizer: 
Contra indicação pro oxido nitroso: 
Pneumotórax, porque o pneumotórax é um espaço entre o folheto parietal e visceral, o tórax em relação a sua pleura, não tem que ter espaço entre esses 2 folhetos, esse vácuo promove a pressão negativa dentro do tórax, então se eu der oxido nitroso pra esse paciente que já tem aberto espaço? Ele vai entrar naquele espaço, vai expandir aquele espaço, com isso vai ocluir cada vez mais o pulmão.
Torção gástrica: o óxido nitroso vai acumular no estomago que está timpânico, então não pode ser usado também.
O halogenado é um vapor e o vapor é liquido, a molécula vai estar suspensa e ele passa as barreiras. Ele vai se difundir pelos tecidos o qual ele tem a solubilidade dele. Mas ele carreia no organismo através do sangue, ele passa a barreira alvéolo através do sangue para o cérebro, ele não se difunde, ele é inalatório apenas na sua apresentação pra respirar, assim como vapor d’água, que quando agente respira ele é água dentro do organismo, ele não continua vapor. 
Ele pode ser usado em pacientes normais, ele só não pode ser usado em pacientes que vc tem áreas, compartimentos onde ele possa se acumular, que é o caso do pneumotórax e torção gástrica. 
Tem drogas que se acumulam no lipídeo, já o oxido nitroso é um gás que se acumula no espaço, expandindo esse espaço.
Anestesia em eqüinos: óxido nitroso se acumula no CUF (é um balonete que tem na ponta do traqueotubo, que aumenta tanto podendo causar necrose na mucosa do trato respiratório)
A necessidade de pós oxigenação é alta, vc precisa manter esse animal no oxigênio até depois de tirar o oxido nitroso de todos os compartimentos em que ele está, é difícil de tirar ele de dentro desses compartimentos (ex. alvéolo, tórax) 
Oxido nitroso: Ele é liberado na sua forma intacta, porque a sua molécula ele por si só é um gás, e o próprio átomo é a molécula, então não tem como ser metabolizado. O óxido nitroso obrigatoriamente é administrado numa única forma, excretado numa única forma, ele não pode ser metabolizado, não tem como metabolizar o oxido.
O oxido nitroso no sistema cardiovascular:
- Libera catecolaminas (são drogas que agem em receptores adrenérgicos), então ele causa aumento do debito cardíaco e aumento da FC
No SR: aumenta a FR, mas diminui o volume. Numa taquipnéia ele faz respirações curtas que aumenta minha freqüência, mas diminuo a amplitude da minha respiração.
No SNC: aumenta o consumo de O2 e aumenta a pressão intracraniana. (normalmente quando aumenta o consumo de O2 aumenta a PIC, quando diminui o consumo de O2 diminui a PIC)
Um dos maiores problemas com o uso do oxido nitroso é que ele deprime a medula óssea. 
O professor nunca viu na pratica, mas os livros citam: deficiências neurológicas, neuropatias.
Teratogenicidade.
E como age na medula, também agem no sistema imunológico do organismo.
O oxido nitroso é um gás não halogenado, ou seja, é uma droga não halogenada, um gás. O oxido nitroso pode ser usado sozinho na anestesia? NUNCA, o oxido nitroso assim como o oxigênio tem que ser somado a um halogenado pra promover a anestesia. 
Halotano:
Potencia anestésica alta (CAM: 0,87% no cão);
Uso em concentrações de até 4% para indução e 0,5 a 2,5% para manutenção.
Grande parte é eliminada intacta
pela respiração, cerca de 20% é biotransformada pelo sistema P-450 hepático 
Sistema Cardiovascular:
Ação direta no miocárdio: ↓PA, ↓DC (dose dependente).
Sensibiliza o miocárdio à ação da adrenalina (fibrilação ventricular)
Sistema Respiratório:
↑FR, ↓Volume corrente, Depressão da resposta ventilatória e ↑PaCO2., 
SNC:
Elevação do fluxo cerebral;
Elevação da PIC
Efeitos colaterais:
A ↓PA pode reduzir o fluxo sanguíneo hepático e renal (Aumento dos índices laboratoriais pós-operatórios).
Hipertermia maligna (suínos e caninos) 
Halotano
- O halotano dá nome a família halogenado por causa do halotano.
- Alta potencia anestésica, potencia anestésica boa (CAM: 0,8% no cão)
(vimos no oxido nitroso que é 588%, já o halotano é 0,8%)
- A concentração do vapor não é a CAM, é a concentração do vapor, que é dada pelo vaporizador. No vaporizador o indice de vaporização é 4%, mas conseguimos manter o paciente anestesiado por volta de 2 - 2,5% para manutenção.
- Vc dificilmente vai precisar de um índice de vaporização pra anestesiar acima de 5%. 
Por isso vamos estudar vaporizador lá em baixo. Existem 2 tipos de vaporizador que são importantes: um chamado calibrado e um chamado universal. O universal é o vaporizador que anestesia a universalidade dos gases, então eu posso colocar qualquer liquido anestésico halogenado lá que ele vai anestesiar. O calibrado não, ele é calibrado pra um tipo de anestésico só, e o calibrado só vaporiza até 5%. O universal não tem controle, ele vaporiza até 30%, nesse valor mata o paciente. Por isso que quando eu falei da mascara, que o cara mete a mão e abre muito o vaporizador, se estiver no vaporizador universal ele vai aumentar e vai matar o cachorro.
No Sistema cardiovascular:
- o halotano tem ação direta no miocárdio. Reduzindo o DC, é o motivo pelo qual o halotano diminui a PA.
- Sensibiliza o miocárdio a arritmias. 
O halotano diminui o DC de forma importante, diminui então a PA. O halotano no sistema cardiovascular sensibiliza o miocárdio a arritmias. Então muitos livros trazem como MPA para o halotano, drogas como: acepromazina (acepram - fenotiazínico) que é um antiarrítmico. Enquanto que o halotano causa arritmia.
Uma droga que seria contra-indicada como MPA em pacientes que vão ser anestesiados por halotano seria a ketamina. A ketamina aumenta o índice de catecolaminas e essa catecolamina é arritmogênico e pode causar fibrilação. 
No sistema respiratório: 
- Diminui o volume corrente (causa depressão ventilatória)
- Eleva o volume cerebral e eleva a pressão intracraniana.
A redução da pressão arterial diminui a perfusão tecidual, com isso diminui a perfusão hepática, renal, entre outros órgãos.
Importante:
Hipertermia maligna: não é exclusivo de suíno, podem acontecer também em cão, humanos, etc. 
Não se usa halotano em suíno porque suíno tem muita hipertermia maligna.
A hipertermia maligna é uma condição onde o metabolismo acontece de forma errônea, é um período de hipermetabolismo celular, que acaba causando o aumento da temperatura corpórea, por isso o nome hipertermia maligna, tudo aumenta, a FC, PA, o animal fica hiperemico, e acaba culminando na morte do paciente.
O liquido da anestesia inalatório é transparente. 
Então padroniza-se por cor. 
Exemplo: 
Verde: Oxigênio. 
Azul: oxido nitroso. 
Amarelo: gás comprimido. 
Cinza: gás carbônico.
Halotano: vermelho. 
Enfluorano:
Potencia anestésica moderada (CAM: 2,2% no cão);
Eliminado 80% de forma intacta pela respiração, de 2 a 5% são biotransformados no fígado e eliminados via renal.
Metabólitos nefrotóxicos;
Sistema Cardiovascular:
Ação depressora da contratilidade do miocárdio: ↓PA, ↓DC 
Sensibiliza o miocárdio à ação da adrenalina menor que o Halotano 
Sistema Respiratório:
↑FR, ↓Volume minuto e ↑PaCO2., 
SNC:
Potencial convulsivo (indivíduos predispostos)
Elevação do fluxo cerebral;
Elevação da PIC
Enfluorano
- É um líquido transparente. É uma droga halogenada. 
- A cor que marca esse fármaco é o laranja.
- Potencia anestésica é moderada. 
- Eliminado 80% na forma intacta, então 20% é necessário metabolização 
Os metabólicos são nefro-tóxicos. Pode causar nefropatia. O animal bem saudável pode sair com problemas renais.
No sistema cardiovascular:
- causa depressão, tanto pelo DC quanto pela PA
- sensibiliza o miocárdio (porem, menos que o halotano que mais sensibiliza o miocárdio)
- O enflurano é uma droga que veio do halotano, ou seja, é uma molécula diferenciada que é outra característica desses fármacos de ação (in)específica, onde pequenas alterações nas suas moléculas não fazem perda do efeito.
- O enflurano veio do halotano, então os efeitos são quase os mesmos:
Todos causam depressão ventilatória. Todos eles causam redução da PC, todos causam depressão ventilatória, o maior índice deles é exalado de forma ativa. 
- Eleva PIC, eleva fluxo cerebral.
Hoje em dia, o Enflurano é uma droga que quase não é usado, pois ele tem uma característica: ele é menos potente que o halotano, com isso vc vai usar mais (gasta mais), o enflurano acaba se tornando pouco econômico, até porque ele já é mais caro que o halotano.
Desflurano é muito caro. É muito usado na medicina, na vet, pouca gente usa porque é muito caro.
O halotano saiu do mercado, o enflurano não está valendo a pena, então o agente inalatório hoje usado é o isoflurano. 
Isofluorano:
Potencia anestésica alta (CAM: 1,41% no cão);
Eliminado via respiratória. Metabolização de apenas 2% hepática.
 Sistema Cardiovascular:
Sem alterações no DC até 2 CAM.
Hipotensão arterial (efeito β-adrenérgico, reduzindo a RVP)
Sensibiliza o miocárdio à ação da adrenalina menor que o Halotano 
Sistema Respiratório:
Maior depressão que o Halotano, elevação mais discreta da FR, ↓Volume minuto e ↑PaCO2., 
SNC:
Elevação do fluxo cerebral e elevação da PIC mais discretos em comparação com o Halotano. 
Efeitos colaterais:
A redução no fluxo sanguíneo hepático e renal é mais discreta em comparação com o Halotano. 
Isofluorano: 
- A potencia é alta, não é tanto quanto o halotano, mas é alto.
- Na via respiratória ele é metabolizada 2%. (lembra que o enflurano é metabolizado em 20%?)
No sistema cardiovascular:
- As drogas mais novas tendem a ser melhores.
- Não altera o débito, mas ele baixa a pressão, mas não é pela redução do debito como é no halotano, é por redução da resistência vascular periférica. Causa hipotensão por diminuir a resistência vascular periférica. 
- Sensibiliza o miocárdio, mas muito menos do que o halotano (então não tem risco tão acentuado de arritmias cardíadas). 
Do SR: 
- Causa depressão 
Todos causam as mesmas coisas que o halotano, só que algumas causam um pouco mais e outras um pouco menos.
No SNC:
- Elevação do fluxo cerebral e elevação da PIC.
Efeitos colaterais
- Redução no fluxo sanguíneo hepático e renal.
Só que o isflurano na nossa pratica é 99% dos agentes anestésicos inalatórios usados. É uma droga boa, segura de ser utilizada, e hoje em dia é economicamente viável.
Sevofluorano:
Potencia anestésica moderada (CAM: 2,36±0,46 % no cão);
Indução e recuperação anestésica rápida
Odor quase inexistente (indução por máscara)
Biotransformação de 1 a 5% pelo sistema citocromo P-450 hepático e excretado pelo rim.
Sistema Cardiovascular:
↑FC e ↓PA
Vasodilatação periférica e depressão da contratilidade do miocárdio 
Sistema Respiratório:
Depressão respiratória
↑FR, ↓Volume minuto e ↑PaCO2., 
SNC:
Elevação do fluxo cerebral;
Elevação da PIC
Efeitos colaterais:
Os fluoretos inorgânicos produzidos pela biotransformação efeito nefrotóxico em doses de 50 µmol/l.
Sevofluorano e o desflurano (o desflurano é caríssimo, então esquece ele)
- O sevoflurano é uma droga que há muito tempo tinha sido parada de ser utilizado, porque também causava insuficiência renal. Só que continuou a se investir na pesquisa do sevoflurano e descobriu o porque da insuficiência renal dele.
- Vamos ver
que o sevofluorano representa a formação de alguns metabolitos que são os fluoretos que causam em altas concentrações plasmáticas a insuficiência renal. 
Foi trabalhado o sevoflurano na tentativa de reduzir a produção desses fluoretos. Esses fluoretos eram produzidos pelo alto tempo de ato anestésico, relacionado ao aumento da temperatura do gás. Eram condições necessárias para a formação desses fluoretos. 
Na veterinária não tem problema, porque os nossos atos anestésicos são rápidos, na rotina o nosso ato anestésico não dura mais do que 2 horas, com algumas exceções.
Eram condições necessárias para formação desses fluoretos: Tempo e temperatura. Esse fluoretos quando passam pelo rim, causam nefropatia.
- Potencia anestésica é boa
- Indução e recuperação são bem rápido, muito mais do que o halotano, apesar do halotano ser excretado pela via respiratória, ainda existe um grau de metabolização. Esse tem a biotransformação de 1%.
- O odor é quase inexistente. Ou seja, a indução por mascara é bem mais agradável, porque meu paciente não sente aquele cheiro.
- Biotransformação é pequena. Citocromo P450, ou seja, pelo sistema microssomal hepático, e renal.
- Tem redução na pressão arterial 
- Tem vasodilatação
- Tem depressão respiratória
Mas todos os efeitos são melhores do que o halotano.
Fluoretos:
- Formação de fluoretos orgânicos que tem efeitos nefrotóxicos no organismo.
Pratica (AV2)
- Bloqueios anestésicos locais, conhecimento dos forames, quais são os agentes e qual o volume anestésico vai ser aplicado.
- Ação inalatória: o que é um adoscopio, traqueotubo, saber entubar, etc. Equipamentos da anestesia inalatória, o que é um formix, o que é um vaporizador, valvular, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?