Logo Passei Direto
Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA SIMULADO

User badge image

Enviado por Ludmila Oliveira em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
Simulado: 
Aluno(a): 	Matrícula: 
Desempenho: 7,0 de 8,0 	Data: 19/09/2013 22:07:36 (F)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 200869220368) 	Pontos: 1,0 / 1,0
A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:
	político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.OK
	social, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade
	econômico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	histórico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	ideológico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 200869220410) 	Pontos: 1,0 / 1,0
Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
	A vida social é resultado das relações de produção, do modo como o homem produz a sua vida.
	A mais-valia, que é o trabalho não pago ao trabalhador, que pode ser representado na produção de uma mercadoria.
	O trabalhador passa a produzir mercadoria não mais para as suas necessidades reais, mas para satisfação da sociedade de consumo, isto é, para venda e troca da mercadoria, de forma efêmera e ilusória.
	A alienação, onde o trabalhador é expropriado dos meios de produção; a terra, as ferramentas, a matéria prima já não pertencem mais ao trabalhador.
	Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso. OK
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 200869220423) 	Pontos: 1,0 / 1,0
Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
	a mecanização da indústria e da agricultura.
	um processo de urbanização e uma grande aceleração nos transportes e na comunicação.
	a aplicação da força motriz à indústria.
	um maior controle capitalista do sistema econômico.
	a eliminação das desigualdades sociais. OK
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 200869220411) 	Pontos: 1,0 / 1,0
Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
	indivíduos.
	classes.
	sujeitos.
	coisas. OK
	poderes.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 200869220369) 	Pontos: 0,0 / 1,0
A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
	Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social.
	O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993.
	O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública. OK
	Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 200869220422) 	Pontos: 1,0 / 1,0
A chamada revolução dos preços, ou seja, a grande inflação européia, resultante do grande fluxo de metais preciosos conseguindo através da exploração colonial da América pelos países da Europa aliada a quantidade abundante de força de trabalho disponível, possibilitou aos produtores industriais aumentarem a sua acumulação de capital. Podemos indicar como fato importante que se dá a partir desse momento.
	A descoberta de terras, ouro e prata na América.
	A Revolução Industrial.
	O desenvolvimento do Capitalismo. OK
	A conquista e a pilhagem das Índias Orientais.
	O aumento da produção artesanal.
 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 200869220419) 	Pontos: 1,0 / 1,0
Assinale a alternativa CORRETA sobre o modo de produção capitalista:
	Exige que o trabalho humano acompanhe as constantes transformações do mundo do trabalho, separando as unidades de concepção das de produção.
	Procurou o aperfeiçoamento técnico constante, mais produtividade dos operários e racionalização dos processos produtivos, com o objetivo de expandir os lucros e baixar os custos de produção.
	Estruturou a divisão da sociedade entre proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. Essa diferenciação marcou não só as relações dentro de ambientes fabris, mas também os locais de moradia e lazer dos trabalhadores. OK
	Organizou a produção de uma forma de conhecimento científico que propiciou a apropriação intensa da natureza. Contudo os benefícios gerados por tal apropriação não alcançaram a sociedade como um todo.
	Ao mesmo tempo em que deixou o indivíduo livre para trocar sua força de trabalho por salário, gerou um processo de alienação do trabalhador.
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 200869220426) 	Pontos: 1,0 / 1,0
A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
	Anomia.
	Alienação OK
	Ideologia.
	Reificação.
	Magia.
 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 200869220357) 	
O ato de se colocar em prática o que se tinha pensado sempre implica em transformação, o que se denomina como OBJETIVAÇÃO. Na confecção de uma roupa uma costureira adquire habilidades para fazer uma segunda, terceira, quarta... Roupas de formas diferentes. O trabalho enquanto práxis sempre é uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades. Por que o trabalho é apontado como práxis?
Sua Resposta: 
Compare com a sua resposta: R: A práxis é uma ação prática consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. A práxis desenvolve-se fundamente através do trabalho, assegurando a (re) produção material e espiritual da vida humana.
 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 200869220358) 	
73. A importância da produção material na reprodução da vida social é destacada por Marx e Engels (1984:39) explicitam que O primeiro pressuposto de toda a existência humana, de toda história: é que homens devem esta em condições de viver para fazer história. Mas para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e alguma coisa mais. Explique.
Sua Resposta: 
Compare com a sua resposta: R: Significa dizer que o homem possui outras necessidades, tais como manter-se de pé através dos alimentos, sua fonte de energia e tantas outras necessidades para então registrar sua vida na história, ou
seja, fazer história por meio de suas realizações para a humanidade, que seja a sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?