Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Janaina Rangel Professora: Rosangela data:___/_____/13
Providências preliminares
6 
Objetivos
- Conhecer cada uma das providências preliminares e seu verdadeiro significado.
- Compreender tratar-se de etapa explícita de Saneamento do Processo e estabelecimento do contraditório.
- Entender que  nem todas as providências tratam-se de "Réplica".
- Compreender como se dá a correção de irregularidades ou de nulidades sanáveis.
- Conhecer a forma com que a ação declaratória incidental e todo o restante da matéria será tratada no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010).
- Redigir as respostas das questões das avaliações e casos concretos sobre o tema objeto da aula, observando, necessariamente, as diretrizes estabelecidas pelo ENADE e OAB.
Estrutura do Conteúdo
1. Conceito  e enumeração das providências.
2. Etapa explícita de Saneamento do Processo e Estabelecimento do contraditório.
3. A expressão "Réplica" e seu verdadeiro significado.
4. Correção de irregularidades ou de nulidades sanáveis.
5 Ação declaratória incidental e a previsão de extingui-la, no Projeto de novo CPC (Projeto 166/2010). Tratamento dado por ele ao restante da matéria ora em estudo.
Aplicação Prática Teórica
1ª Questão. 
Em determinada ação de cobrança de FORNECEDORA em face de um de seus CONSUMIDORES, alegando que não teria este pago a fatura mensal que lhe é devida, o réu, em sua tempestiva resposta, alegou que não pagou porque, naquele mês, especificamente, não teria a autora prestado o serviço para o qual é paga. Alegou, ainda, que a ação deveria estar tramitando perante a Vara Cível e não perante a Vara Empresarial, por onde estava. Cumpridas as providências preliminares, passou-se à fase seguinte, verificando o juiz que havia prescrição (em relação ao direito da autora), bem como ausência de capacidade postulatória da parte da autora, não sanada no prazo concedido pelo juízo. O crédito da autora, no entanto, realmente existia, pois o serviço foi prestado, ao contrário do que disse o autor. Responda, justificadamente: Qual (is) foi(ram) a(s) providência(s) preliminar(es) aplicável(eis) ao caso? Em sua resposta, também explique quais modalidades de resposta foram apresentadas, em que consiste e quais os objetivos da fase das providências preliminares. 
R) Consiste no momento adequado em que o juiz ira sanar possíveis vícios com o objetivo de ordena-lo e mante-lo sob o contraditório, onde providencias preliminares e a replica.
2ª Questão. 
Analise as assertivas abaixo para, ao final, optar uma das alternativas:
I – a ação declaratória incidental apenas pode ser apresentada pelo autor, pois está prevista apenas no art. 325, CPC e não no 297, CPC;
II – o indeferimento da petição inicial faz-se sempre sem resolução de mérito, conforme impõe o art. 267, I, CPC e sempre que ele (“indeferimento”) ocorrer não haverá “providencias preliminares”;
II – se determinada empresa pública distribuidora de água for ré, terá 60 dias para responder, aplicando-se os arts. 297 e 188, CPC;
Opte pela alternativa adequada:
a)    todas estão corretas.
b)    todas estão incorretas.
c)     somente I e II encontram-se corretas.
      d)    somente III e IV encontram-se corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?