Busco a visão de cada um sobre o que é o ordenamento jurídico para eles.
Paulo Oliveira
12 years ago
Hans Kelsen era defensor de um direito sem valoração, isto é, colocou-se como defensor da autonomia cientifica do direito, livre de juízo valorativo, buscando estabelecer um fundamento epistemológico objetivo.Propôs o princípio da pureza: “o método e o objeto especifico da ciência jurídica devem ter o enforque normativo”, ou seja, o direito deve ser visto como norma, e não como fato ou valor. Ele via o Direito, sendo um fenômeno complexo, deve ser estudado autonomamente, afim de, evitar debates infindáveis. Kelsen compreendeu a ciência jurídica como ciência pura de normas e as investigou no seu encadeamento hierárquico. Assim, a validade está ligada a normas superiores que culminam na norma fundamental (A norma hipotética fundamental – N.H.F, ou seja, é o fundamento de validade de todas as normas pertencentes a dada ordem normativa). A norma será jurídica e legítima em função da N.H.F: ainda que haja uma norma injusta, ela será válida e legítima desde que decorra de uma norma fundamental legitima. Kelsen buscou a neutralidade cientifica do Direito, buscando a autonomia desta ciência em relação a moral e a política. O princípio metodológico fundamental: o direito não se preocupa com o conteúdo, mas com a estrutura lógica das normas. Não é da competência do Direito discutir os fins políticos desta ou daquela norma jurídica, mas sim ressaltar uma preocupação jurídico-cientifica (o objeto da ciência do direito e a norma posta por autoridade competente. Proposição jurídica é a reflexão sobre as normas que se difere de normas jurídicas que são as que prescreve a sanção que deve ser aplicada as ações ilícitas. Para Kelsen a justiça possui valor relativo inconstante (possui caráter subjetivo).
Miguel Reale ele entende o direito como “cultura”, ou seja, esforço humano de conquista e preservação do que se concebe como válido. O fenômeno jurídico se há um olhar panorâmico e completo do direito considerando-se o fato, valor e anorma numa relação dialética, isto é, a teoria tridimensional do direito. O direito é uma integração normativa de fatos segundo valores. Ao longo da historia o direito assumiu vários sentidos: incialmente, o homem vivenciou o direito como fato; posteriormente, busca-se o sentimento do “justo”, impondo o sentido de obrigação jurídica (valor); em Roma, a jurisprudência foca o direito como norma. Contudo a um triplo enfoque do Direito: Fato (Sociologia do Direito), Valor (Filosofia do Direito) e Norma (Jurisprudência), no qual a uma implicação entre eles. O direito é fato social na forma que lhe dá uma norma racionalmente promulgada pela autoridade competente. Reale separa fato, valor e norma, com o intuito de preservar a teoria pura do direito e Kelsen entendi a norma jurídica como uma dedução racional capaz de imprimir valore jurídicos à realidade. Para Reale, o fato tem sua dimensão posta pelo valor, que é uma racionalização da experiência humana no processo histórico. Isto determina não só a natureza do fato como impõe condições das regras coativas necessárias ao convívio social.
Alessandro Ramos
12 years ago
Kelsen:
- O Estado é a personificação da ordem jurídica
- Autonomia e pureza científica do Direito / Método próprio de estudo
- Tirou toda influência externa do Direito para verificá-lo como ciência
- A Política é entregue à neutralidade como forma de se construir uma ciência pura
- Ordenamento Jurídico Piramidal
- Norma maior (pirâmide) Maior hierarquia / Maior igualdade
- Norma menor (pirâmide) Menor hierarquia / Mais específica
- Igualdade aos iguais
- Desigualdade proporcional aos desiguais
- A Política é um elemento externo do Direito
- A Política se curva ao Direito / Supremacia do Direito
- O Estado / legisla / executa / Julga / Para um povo / Em um determinado território / com Poder Soberano
- Estado = Povo / Território / Poder
- Poder Estatal / Ordenamento Jurídico / o povo está sujeito
- Poder Estatal / Validade / Eficácia
- Norma Jurídica tem fundamento em outra Norma Jurídica
- A Constituição é a base da ordem jurídica nacional
- Constituição fundamenta-se na Norma Hipotética Fundamental
- Norma Hipotética fundamental / Direito Internacional
- Solução através da atividade legislativa constitucional de modo estruturante e formal
- Monista / O Direito Internacional dá fundamento à Ordem Jurídica Nacional
- Positivismo Normativista.
Martha Rodrigues
12 years ago
A grande diferença entre Hans Kelsen e Miguel Reale é a seguinte:
Conforme Kelsen a sociedade só poderá ser regida conforme o mundo jurídico, onde apenas serão consideradas as normas juridicas e o direito para que a sociedade viva em harmonia. Kelsen não admite que a sociedade exista se não for conforme as regras do direito, sem que haja influências externas.
Já Miguel Reale defende que o âmbito do direito existe em conjunto com a sociedade, onde o direito terá uma grande influência da sociedade, pois conforme sua teoria o direito surge da seguinte forma:
Fato - algo que ocorre na sociedade.
Valor - importância que se dar a tal fato gerador.
Norma - onde o valor que foi dado ao fato gerador faz com que exista a necessidade de uma norma para tutelar este fato.
Surgindo desta forma uma norma juridica através de um fato social valorado. Onde a norma em regra estará acompanhada de um fato e valor decorrente da sociedade.