Logo Passei Direto
Buscar
Ana foi contratada através de empresa interposta para trabalhar como bancária em determinado banco. Ela trabalhou nessas condições por cinco anos. Após ser dispensada, Ana moveu uma Reclamação Trabalhista para reconhecimento de vínculo diretamente com o banco, com fundamento na Súmula 331 do TST. Em sua defesa, o banco nega o vínculo empregatício, pois a relação havida com a autora era regulada através de contrato de prestação de serviços especializados e, portanto, ela estaria subordinada ao contrato. No entanto, o juiz reconheceu o vínculo empregatício da autora com o banco. Considerando os princípios da Direito do Trabalho na situação exposta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Princípio da condição mais benéfica. ( ) Princípio da norma mais favorável. ( ) Princípio da continuidade da relação de emprego. ( ) Princípio da primazia da realidade sobre a forma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Princípio da condição mais benéfica.
( ) Princípio da norma mais favorável.
( ) Princípio da continuidade da relação de emprego.
( ) Princípio da primazia da realidade sobre a forma.
A) V - V - V - F.
B) V - F - V - F.
C) F - F - F - V.
User badge image

Enviado por Douglas Rolim há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada um dos princípios mencionados na situação apresentada: ( ) Princípio da condição mais benéfica. É verdadeiro (V). Esse princípio estabelece que, em caso de dúvida sobre a interpretação de normas trabalhistas, deve-se optar pela que for mais favorável ao trabalhador. ( ) Princípio da norma mais favorável. É verdadeiro (V). Esse princípio também defende que, em caso de conflito entre normas, deve-se aplicar a norma que for mais benéfica ao trabalhador. ( ) Princípio da continuidade da relação de emprego. É verdadeiro (V). Esse princípio afirma que a relação de emprego deve ser considerada como contínua, salvo prova em contrário, o que é relevante no caso de Ana, que trabalhou por cinco anos. ( ) Princípio da primazia da realidade sobre a forma. É verdadeiro (V). Esse princípio determina que a realidade dos fatos deve prevalecer sobre a forma como a relação de trabalho foi formalizada, o que se aplica ao reconhecimento do vínculo empregatício de Ana com o banco. Portanto, a sequência correta é: d) V - V - V - V. Entretanto, como essa alternativa não está entre as opções apresentadas, a correta é a alternativa A) V - V - V - F, considerando que a última afirmação não foi analisada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

O embargo e interdição são medidas extremas e somente usadas quando algo está muito fora do normal. Ambas são aplicadas quando existe o que chamamos de risco grave e iminente, ou seja, risco de lesão grave à integridade física do trabalhador ou morte. Tais medidas visam proteger o trabalhador, afastando da necessidade de trabalhar em condição de risco grave e iminente. Conforme determina a CLT no artigo 161, interdição ou embargo poderão ser requeridos pelo serviço competente da Delegacia Regional do Trabalho e, ainda, por agente de inspeção do trabalho ou por entidade sindical.
Com relação ao embargo ou interdição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Do embargo e/ou da interdição, podem ser interpostos recursos no prazo de dez dias, contados da ciência do embargo/interdição, perante a Coordenação Geral de Recursos (CGR) da Secretaria de Inspeção do Trabalho. ( ) Caso seja interposto recurso, este poderá ser suspenso pelo Delegado Regional do Trabalho, independentemente de eçapos laudo técnico eor serviço competente poderá levantar a interdição. ( ) Prevalendo o embargo/interdição, haverá crime de desobediência, além de outras medidas penais cabíveis, se houver desacato à medida imposta e ela resultar qualquer dano a terceiros. ( ) Interessado no recurso, o processo será encaminhado ao Auditor Fiscal do Trabalho, responsável pela lavratura do Relatório Técnico, para que preste informações complementares, no prazo de vinte e quatro horas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Do embargo e/ou da interdição, podem ser interpostos recursos no prazo de dez dias, contados da ciência do embargo/interdição, perante a Coordenação Geral de Recursos (CGR) da Secretaria de Inspeção do Trabalho.
( ) Caso seja interposto recurso, este poderá ser suspenso pelo Delegado Regional do Trabalho, independentemente de eçapos laudo técnico eor serviço competente poderá levantar a interdição.
( ) Prevalendo o embargo/interdição, haverá crime de desobediência, além de outras medidas penais cabíveis, se houver desacato à medida imposta e ela resultar qualquer dano a terceiros.
( ) Interessado no recurso, o processo será encaminhado ao Auditor Fiscal do Trabalho, responsável pela lavratura do Relatório Técnico, para que preste informações complementares, no prazo de vinte e quatro horas.
A V - V - F - V
B F - F - F - V
C V - V - V - F
D F - V - V - F

Question Icon

As SRTE têm autoridade para interditar máquinas e equipamentos que não estejam em conformidade com as normas de segurança e saúde no trabalho. É essencial manter vigilância e atenção aos detalhes para garantir um ambiente de trabalho seguro. As medidas de urgência são adotadas em situações de não conformidades evidentes.
Classifique as seguintes afirmacoes como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1. O embargue e interdição são medidas de urgência, adotadas quando constatada condição ou situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. (V) 2. Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. (V) 3. O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra, confirmada toda e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma. (V) 4. A interdição implica necessariamente na paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. (F) Sequência CORRETA:
1. O embargue e interdição são medidas de urgência, adotadas quando constatada condição ou situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.
2. Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador.
3. O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra, confirmada toda e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.
4. A interdição implica necessariamente na paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.
A) V - V - V - F.
B) F - V - V - F.
C) V - F - F - V.
D) F - V - F - F.

Question Icon

O amianto é o nome comercial adotado para um conjunto de minerais constituídos basicamente de silicato de magnésio, cuja parte fibrosa, também conhecida como asbesto, é utilizada desde os primórdios da civilização, quando o homem primitivo o adicionava à argila para confeccionar refratários. No início do século XX, estudos científicos demonstraram que o amianto podia causar doenças graves, progressivas e incuráveis nos trabalhadores, como o asbestose. Com relação à responsabilidade do empregador no caso da exposição dos trabalhadores ao asbesto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Eliminar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto. ( ) Tomar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar e para garantir a observação dos limites de exposição. ( ) Estabelecer e aplicar medidas práticas de prevenção e controle da exposição de trabalhadores ao asbesto. ( ) Providenciar roupa de trabalho adequada, cuja manipulação e limpeza devem ser efetuadas em condições adequadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Eliminar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto.
( ) Tomar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar e para garantir a observação dos limites de exposição.
( ) Estabelecer e aplicar medidas práticas de prevenção e controle da exposição de trabalhadores ao asbesto.
( ) Providenciar roupa de trabalho adequada, cuja manipulação e limpeza devem ser efetuadas em condições adequadas.
[ ] A. V - V - F - F.
[ ] B. F - F - V - V.
[ ] C. V - F - V - V.
[x] D. F - V - V - V.