Logo Passei Direto
Buscar
Em algumas passagens do texto 1 o autor emprega construções com voz passiva, o que traz a vantagem de omitir-se o agente da ação; a frase abaixo que NÃO exemplifica essa estratégia, por não estar na voz passiva, é:
(A) “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam”;
(B) “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
(C) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...”;
(D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes”;
(E) “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...”.
User badge image
Douglas Rolim

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 10 meses

Para identificar a frase que não está na voz passiva, vamos analisar cada uma das alternativas: (A) “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam” - Esta frase está na voz passiva, pois "estão a salvo de serem punidos" indica que a ação de punir não é realizada diretamente pelo sujeito. (B) “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual” - Esta frase também está na voz passiva, pois "não se separam" indica uma ação que não é atribuída a um agente específico. (C) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...” - Aqui, "reproduzem-se" é uma construção passiva, pois a ação de reproduzir não é atribuída a um agente específico. (D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes” - Esta frase não está na voz passiva, pois "A realidade mostra" é uma construção ativa, onde "a realidade" é o sujeito que realiza a ação de mostrar. (E) “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...” - A parte "precisa ser tratada" está na voz passiva, pois a ação de tratar não é atribuída a um agente específico. Portanto, a frase que NÃO exemplifica a voz passiva é: (D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes.”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material