Logo Passei Direto
Buscar
Em algumas passagens do texto 1 o autor emprega construções com voz passiva, o que traz a vantagem de omitir-se o agente da ação; a frase abaixo que NÃO exemplifica essa estratégia, por não estar na voz passiva, é:
(A) “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam”;
(B) “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
(C) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...”;
(D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes”;
(E) “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...”.
User badge image

Enviado por Douglas Rolim há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 3 meses

Para identificar a frase que não está na voz passiva, vamos analisar cada uma das alternativas: (A) “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam” - Esta frase está na voz passiva, pois "estão a salvo de serem punidos" indica que a ação de punir não é realizada diretamente pelo sujeito. (B) “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual” - Esta frase também está na voz passiva, pois "não se separam" indica uma ação que não é atribuída a um agente específico. (C) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...” - Aqui, "reproduzem-se" é uma construção passiva, pois a ação de reproduzir não é atribuída a um agente específico. (D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes” - Esta frase não está na voz passiva, pois "A realidade mostra" é uma construção ativa, onde "a realidade" é o sujeito que realiza a ação de mostrar. (E) “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...” - A parte "precisa ser tratada" está na voz passiva, pois a ação de tratar não é atribuída a um agente específico. Portanto, a frase que NÃO exemplifica a voz passiva é: (D) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes.”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material