Logo Passei Direto
Buscar
A charge do caricaturista Otelo satiriza, dentre outros aspectos, as ações aparentemente contraditórias adotadas por Jânio Quadros, durante seu governo. No âmbito externo, voltava-se aos anseios dos setores mais progressistas; no âmbito interno, priorizava interesses de grupos conservadores.
Cite duas ações, uma de política externa e outra de política interna, que expressem a contradição desse governo. Em seguida, identifique o fato político que encerrou o mandato de Jânio Quadros.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673480 há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 3 meses

Uma ação de política externa que expressa a contradição do governo de Jânio Quadros foi a sua tentativa de estreitar relações com países socialistas, como a União Soviética, buscando uma política de neutralidade e aproximação com o bloco oriental. Por outro lado, uma ação de política interna que reflete essa contradição foi a sua aliança com setores conservadores, como a defesa de interesses de grupos empresariais e a repressão a movimentos sociais. O fato político que encerrou o mandato de Jânio Quadros foi a sua renúncia em agosto de 1961, que ocorreu em meio a uma crise política e pressões de grupos conservadores, além de descontentamento com suas políticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material