Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Outros

Escola Bom Jesus
Em "Materialidade da experiência e materiais de ensino e aprendizagem", Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo). À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas no espaço do museu.
(A) Percorrer uma exposição didática, metodologicamente organizada, que mostre o desenvolvimento da sociedade paulista desde os primeiros tempos da colonização, para construir a consciência do passado nacional.
(B) "Ver a História", promovendo uma experiência de imersão no passado, em função da materialidade dos objetos expostos que permitem dar corpo à nação.
(C) Investigar objetos de uso material cotidiano para compreender a cultura e a sociedade brasileiras, reconhecendo a diversidade de fontes disponíveis como artefatos, iconografia e documentos textuais, para o estudo da história.
(D) Comprovar o protagonismo de São Paulo no âmbito da história nacional, por meio do maior símbolo de seu imaginário: o quadro "Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo.
(E) Analisar os documentos que informam sobre a história de São Paulo e apreciar os objetos e as imagens que permitem evocar o passado histórico e despertar um sentimento de identidade.
User badge image
estudandocomquestoes

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que os autores Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem sobre a cultura material e suas relações com o ensino e aprendizado da História, especialmente no contexto de museus. (A) Percorrer uma exposição didática, metodologicamente organizada, que mostre o desenvolvimento da sociedade paulista desde os primeiros tempos da colonização, para construir a consciência do passado nacional. - Essa opção fala sobre uma abordagem didática, mas não enfatiza a materialidade dos objetos. (B) "Ver a História", promovendo uma experiência de imersão no passado, em função da materialidade dos objetos expostos que permitem dar corpo à nação. - Esta opção destaca a experiência de imersão e a importância da materialidade, alinhando-se bem com a proposta dos autores. (C) Investigar objetos de uso material cotidiano para compreender a cultura e a sociedade brasileiras, reconhecendo a diversidade de fontes disponíveis como artefatos, iconografia e documentos textuais, para o estudo da história. - Embora essa opção seja válida, ela se concentra mais na investigação de objetos do cotidiano do que na experiência educativa em um museu. (D) Comprovar o protagonismo de São Paulo no âmbito da história nacional, por meio do maior símbolo de seu imaginário: o quadro "Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo. - Essa opção é muito específica e não abrange a ideia de ações educativas mais amplas. (E) Analisar os documentos que informam sobre a história de São Paulo e apreciar os objetos e as imagens que permitem evocar o passado histórico e despertar um sentimento de identidade. - Essa opção também é válida, mas não enfatiza tanto a experiência imersiva. Após essa análise, a alternativa que melhor exemplifica ações educativas realizadas no espaço do museu, considerando a materialidade e a experiência de imersão, é: (B) "Ver a História", promovendo uma experiência de imersão no passado, em função da materialidade dos objetos expostos que permitem dar corpo à nação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe a imagem a seguir.


Imagem mostrando dois estudantes de costas, procurando suas notas em um quadro de avisos na escola. A imagem ilustra a prática comum de afixar classificações em murais, que é problematizada no documento "Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação".


(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo. Currículo e Avaliação, p.40).
A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. Esta questão é problematizada no documento "Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos procurando suas notas em um quadro de aviso, quase sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das notas e médias, está relacionada à exposição do estudante em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
(A) V, V e F.
(B) V, V e V.
(C) F, V e V.
(D) V, F e F.
(E) V, F e V.