Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

ESTÁCIO

Na venda de um imóvel que é o responsável por pagar o ITBI o antigo dono ou o novo dono?E se a dívida estiver com 5 anos de atraso a prefeitura pode cobrá-la mesmo assim?

User badge image

Enviado por Edilza de Oliveira Eleres há 12 anos

Respostas

User badge image

Luiz Fernando Martins Neves

há 12 anos

ITBI quem paga?

Consultamos o portal tributário, a prefeitura de são Paulo e um site de perguntas e respostas mantido pelo Yahoo. Pelas três fontes que consultamos fica claro que é quem compra o imóvel. Esclareça todas as suas duvidas lendo este post. Publicamos as três fontes na integra.

O que diz o portal tributario:

IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI)

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos – ITBI, é previsto na Constituição Federal/1988, no artigo 156, inciso II.

O Código Tributário Nacional – CTN (Lei 5.172, de 25.10.1966), rege o IBTI em seus artigos 35 a 42. A Constituição Federal de 1988 estipulou que o ITCMD (imposto sobre a transmissão causa mortis ou doação) competiria aos Estados e ao DF (art. 155, I), enquanto os municípios ficariam com o ITBI (imposto sobre a transmissão de bens inter-vivos) (art. 156).

O fato gerador a transmissão, por ato oneroso, de bens imóveis, excluindo-se a sucessão (causa mortis).

Em termos de legislação ordinária., o ITBI, sendo da competência dos Municípios, tem legislação própria para cada um deles.

NÃO INCIDÊNCIA

O ITBI não incide sobre a transmissão dos bens ou direitos:

I – quando efetuada para sua incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em pagamento de capital nela subscrito;

II – quando decorrente da incorporação ou da fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.

A não-incidência não se aplica quando a pessoa jurídica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locação de propriedade imobiliária ou a cessão de direitos relativos à sua aquisição.

BASE DE CÁLCULO

A base de cálculo do imposto é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos.

CONTRIBUINTE

Contribuinte do imposto é qualquer das partes na operação tributada. como dispuser a lei.

Fonte: http://www.portaltributario.com.br/artigos/itbi.htm

 

O que diz a Prefeitura :

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI)Perguntas e Respostas

1) O que é o ITBI? É o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, realizada “inter vivos”, por ato oneroso, que deve ser pago ao município onde está situado o imóvel. Ato oneroso é aquele que produz vantagens e obrigações para todas as partes envolvidas, tendo como exemplo típico a compra e venda de um bem. Assim, esse imposto não é cobrado no caso de doações. “Inter vivos” significa que o negócio é realizado entre pessoas vivas, ou seja, não se incluem no ITBI as transmissões por herança. Mas, existe outro imposto, estadual, chamado ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e por Doação), que deve ser pago no caso das transmissões de bens imóveis por doação e por herança. O ITBI deve ser pago pelo adquirente dos bens ou direitos, ou seja, no caso mais comum, que é a compra e venda de um imóvel, quem deve recolher o imposto é o comprador.

2) O ITBI pode ser parcelado? Não. O imposto deve ser pago em uma única parcela. O atraso no pagamento gera a incidência de juros de 1% ao mês e multa diária de 0,33% sobre o valor do imposto, limitada a 20%, desde que o fato não tenha sido apurado pela fiscalização. O ITBI somente poderá ser parcelado quando houver auto de infração, emitido pelo município, que constate a falta de pagamento do imposto. Nesse caso, porém, incidirão juros de 1% ao mês e multa de 50% sobre o valor do imposto devido. Acesse o site do Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários (PAT) para obter mais informações.

3) Onde posso obter a guia de recolhimento do ITBI?A guia é obtida neste site, em uma das opções de Declaração de Transações Imobiliárias (Imóveis UrbanosImóveis Rurais; ou Amparadas por Mandado de Segurança). A guia indicará o valor a ser recolhido, podendo ser paga em qualquer um dos bancos conveniados.

Fonte: http://nossoimovel.wordpress.com/2011/06/16/itbi-quem-paga/

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Rosa Araujo

há 12 anos

Olá, sou correspondente bancário, quem paga o ITBI sempre será o comprador, e sem o itbi voce não consegue registrar o imóvel no Cartório, ou seja, voce não consegue de fato, fazer a averbação de que é o dono do imóvel no Registro de Imóveis do município. A dívida caduca sim após os 5 anos, porém, ao vender o imóvel, será gerada uma multa e esta multa o vendedor que terá que pagar. Ainda, no caso de uma nova venda do imóvel, se o novocomprador for financia-lo precisará da certidão ônus emitida em até 30 dias e se não foi feita a averbação no cartório, a ônus ainda estará no nome do antigo proprietário, o que acarretará na cobrança de duas averbações, sendo a primeira tambem paga pelo vendedor que não o fez quando comprou o imóvel. Resumindo, é bom pagar o ITBI, se não só acarretará em problemas e maiores despesas.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Rafael Diones

há 12 anos

Quem paga: Quem paga o ITBI é quem compra o imovel.

Atraso no pagamento gera multa e a atualização monetária variam de acordo com o tempo decorrido. 
Ocorrencia após 5 anos: Entra em prescrição em caso de não recebimento de notificação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!