Qual a diferença entre a Narrativa simples e a Narrativa Valorada?
Paulo Oliveira
há 12 anos
A Narrativa simples é uma narrativa sem compromissos de representar qualquer das partes. Deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial. Seus elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, por que?. A redação deve-se iniciar por “trata-se de questão sobre...”.Exemplo: Maria esta comproblema de saúde e necessita de uma cirurgia.
Narrativa valorada uma narrativa marcada pelos compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo. Por essa razão, apresenta o pedido (da parte autora) e recorre a modalizadores. Os elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, Por quê? e por isso (conseqüências) Sugerimos iniciar a redação por “fulano ajuizou ação de... em face de Beltrano, na qual pleiteia...” Exemplo: Maria, uma idosa, mãe de duas filhas com problemas de saúde, necessita de uma cirurgia, urgentemente! Deve-se valorar os fatos, dessa maneira.
Espero ter ajudado.
Adriana Bomfim de Jesus
há 12 anos
A narrativa simples é uma narrativa sem compromissos de representar qualquer das partes.
A narrativa valorada uma narrativa marcada pelos compromissos de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo.
Nayara Paiva
há 12 anos
A narrativa simples é aquela que conta o fato imparcialmente. Como aconteceu, onde, os sujeitos, porque aconteceu, quando...
A narrativa valorada é a mais utilizada no meio jurídico, principalmente por advogados. Aqui, o narrador conta os fatos da maneira que lhe favorece, desenvolvendo argumentos.