Qual é a importância da retórica para a política?
Paulo Oliveira
há 12 anos
O núcleo da retórica compunha-se de técnicas de persuação. E para política é de suma importância, porque através dela que se pode comunicar de forma eficaz e persuasiva, sendo de grande utilidade para o mundo político. A retórica utiliza de meios de persuasão (logos, pathos e ethos). Podendo se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação, seja na música (retórica musical, podendo ser contra ditadura, temos por exemplo a música de "Para não dizer que não falei de flores" de Geraldo Vandré), seja na pintura (o quadro "Guernica" de Picasso, retórica contra facismo e a guerra).
Vale lembrar a titulo de curiosidade. Enquanto a retórica grega existiu em ambiente democrático, a oratória (que originou-se da retórica) desenvolveu-se em ambientes totalitários. Logo, no Brasil (bem como em grande parte do mundo latino), Oratória ainda se refere a busca da beleza na fala (estilo), enquanto retórica é definida como a "arte da persuasão".
Espero que tenha ajudado!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Anderson Paulo
há 12 anos
Retórica é a arte do discurso, usado de forma a levar os interlocutores a aceitaram ou acreditarem nas ideias postas no discurso do orador, que utiliza recursos, como seleção lexical e modalização na sua fala. O recurso é utilizado para convencimento na arte da argumentação, e foi utilizado amplamente quando ainda não havia a ciência jurídica, e suas técnicas estabalecidas.Através do discurso (texto, ideia,) e da oratória (forma de falar, transmissão da mensagem) é que o orador consegue convencer seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas.
Portanto seria um tecnica de persuação importante para a politica ,para trazer para si o quanto mais adeptos de suas ideias.
Eric Bortoletto Fontes
há 12 anos
Aa retorica é a arte e ciencia utilizada para convencimento na arte da argumentação, e foi utilizado amplamente quando ainda não havia a ciência jurídica, e suas técnicas estabalecidas. Através do discurso (texto, ideia,) e da oratória (forma de falar, transmissão da mensagem) é que o orador consegue convencer seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas. Ou seja, é uma forma de auxiliar no desenrolar da política mas nao é fundamental a esta, e no mundo contemporaneo é muitas vezes analisado com um olhar pejorativo, de retorica de promessas para votos e o consequente nao cumprimento!