Logo Passei Direto
Buscar

O condomínio pode figurar no polo passivo de uma relação jurídica

É sabido que condomínio não é pessoa jurídica, mas é correto afirmar que tal fato impede que o condomínio seja sujeito em uma relação jurídica? Se um morador, por exemplo, tiver problemas com o condomínio e decidir recorrer à Justiça, poderá o condomínio figurar no polo passivo da relação jurídica?


Aula de Personalidade Jurídica da Pessoa Jurídica.

User badge image

Enviado por Edinaldo Junior há 12 anos

Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

há 12 anos

O Condomínio pode sim figurar como parte em demanda jurídica, seja no polo ativo ou passivo; o Condomínio é o representante legal dos Condôminos de um modo geral; é pessoa jurídica sui generis, dotado, inclusive, de CNPJ.
Neste caso, é viável uma ação de cobrança (Justiça Comum ou JESP) figurando o Condomínio (na pessoa de seu representante legal) no polo passivo da demanda. No mérito, a grande dificuldade será provar que os danos no veículo foram causados dentro das dependências condominiais, além de ter que se provar/demonstrar, a responsabilidade do Condomínio em relação aos fatos narrados.
"Lucas H. B. Campidelli".

Essa resposta te ajudou?

5
Dislike0
User badge image

marcia pereira

há 12 anos

Sim ,o condominio pode figurar como parte,seja no polo ativo ou passivo de demanda juirídica.

O condominio de uma forma geral representa os condôminos .E possui o CNPJ.

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0
User badge image

Rafael Canto

há 12 anos

Sim, revisei essa matéria hoje. O condomínio é um ente depersonalizado, ou seja, não é dotado de personalidade jurídica. Todavia, o condomínio possui capacidade processual, art. 12, IX do CPC, podendo particpar de relações jurídicas (como parte autora ou ré em um processo). No caso, a representação é feita pelo síndico. 

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!