Análise Textual
Euziana coelho correa
há 12 anos
Coesão e coerência
Coesão – ligação textual através de elementos linguísticos
específicos
Coerência – relação harmônica que se estabelece entre as partes
de um texto, em um contexto específico, e que é responsável pela
Coerência textual tem a ver basicamente, com as condições para o estabelecimento de um sentido em um contexto determinado;
Pode-se vincular a noção de coerência às condições para que algum evento (textual ou não) seja interpretado em um contexto específico (isto é, possa ter um sentido a ele atribuído, nesse contexto);
Coerência textual é, portanto, uma relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto específico, e que é responsável pela percepção de uma unidade de sentido.
Euziana coelho correa
há 12 anos
Euziana coelho correa
há 12 anos
Para iniciar, na construção do título, o autor utilizou um tipo de redundância para chamar a atenção do leitor - “Modere-se com a moderação”. Através do seu conhecimento de mundo, é possível inferir que se trata de uma crítica à propaganda e pode também ir além , inferindo que a crítica se dirigirá às propagandas de cervejas.
O texto é dividido em oito parágrafos e cada um é continuação da idéia anterior, garantindo a coesão do texto. Além do mais, o autor faz uso de diversos conectores, buscando encadear as idéias e os utiliza de maneira correta, ou seja, na função que cada um exerce. Alguns exemplos disso estão nas seguintes frases:
“ Não nos comerciais para crianças, evidentemente, porque nossas crianças não obedecem nem aos pais...”
“ Esses irritantes comerciais de ofertas de eletrodomésticos, por exemplo, seriam perdoados...” mostrando a idéia de especificação e ou exemplificação do termo para tornar a idéia mais clara e persuasiva.
“Mas talvez valesse a pena...” mostrando uma relação de contraste com o primeiro argumento citado.
“Não. Pensando bem, não gostamos de nada muito impositivo...” mostrando a idéia de correção, redefinição .