Gente, sei que muitos aqui estão cursando pedagogia e licenciaturas, alguns atuam na área, outros como eu, ainda vão começar com os estágios e talz... Cada um é de um canto do brasil. E que em cada canto, vivemos uma situação diferente , quando fala-se em educação. No meu caso, Bahia, O caso é serio. Vivemos um "Caos" Total. Tanto em estrutura, quanto em remuneração. Confesso que quando ouvi falar dessa história dos royalts do petroleo para a educação, criou uma esperança de ter melhoras. E vocês, estão sentindo o mesmo ? Acredito que, como eu, muitos confiam na educação ( e gostam ). Eu particularmente, não desisto do meu curso, mas tenho outras áreas em vista, pois preciso organizar minha vida com conforto, ao menos. E sei que em alguns casos, somente com a educação, isso não será possivel. E ai, vocês, o que acham?
Euziana coelho correa
há 12 anos
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Euziana coelho correa
há 12 anos
A definição sobre as regras de divisão das receitas dos royalties do petróleo ficou para fevereiro deste ano, após tumultuadas reuniões entre os parlamentares. A presidente Dilma Rousseff decidiu encaminhar uma Medida Provisória (MP) destinando 100% dos recursos arrecadados para a educação, sobre os novos campos licitados. Em entrevista exclusiva, o Senador Cristovam Buarque comenta sobre o destino e a empregabilidade destes recursos na educação - caso a MP seja aprovada - e qual deve ser a diretriz do Congresso. Sem ilusões, ele questiona o interesse de prefeitos e governadores pelo assunto: "Querem que este dinheiro vá para mão deles, para melhorar o cemitério, para cuidar da previdência e melhorar a frota de carros dos vereadores".
1X) NNpetro - Como será a distribuição dos recursos dos royalties para a educação? Quais serão os padrões estipulados para empregar o recurso? E qual é o primeiro passo?
Cristovam Buarque - A lei diz que 100% dos royalties do petróleo dos Estados e municípios irão para a educação, distribuídos na proporção de número de crianças. Nossa proposta é federalizar a educação de base. Na educação de base que está o nosso problema - se a educação de base melhora, a universidade melhora. Quando isso acontecer, os royalties irão para a federalização de base. Aí, o primeiro passo é uma carreira nacional de professores no Brasil. Não pode continuar com uma carreira municipal.
Euziana coelho correa
há 12 anos
Uma excelente decisão foi tomada pela Câmara dos Deputados na madrugada de hoje, ao aprovar a destinação de 100% dos royalties do petróleo da camada pré-sal para o social: 75% para a educação e 25% para a saúde. A aprovação resolve, em parte, a questão que levantamos ontem de como financiar as propostas apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff com um orçamento já limitado pelo baixo crescimento e pelas incertezas mundiais.
Dois dentre os cinco pactos propostos por ela à nação em seu pronunciamento na última 2ª feira, dizem respeito à educação e à saúde. Com os royalties, especialmente com sua destinação às áreas de educação e saúde, poderemos avançar ainda mais nos atuais programas do governo Dilma voltados à população mais necessitada.