Se gostou da pergunta aprova aaiii ;)
Paulo Oliveira
há 12 anos
Um vez celebrado o casamento, caso este venha ser dissolvido por morte ou divórcio antes de o menor atingir a maioridade, ainda assim perdurarão os efeitos da emancipação. A capacidade é mantida. Não há revogação da emancipação. Os casos de emancipação civil (art. 5º, CC/2002) fazem com que o menor adquira a capacidade civil plena antes mesmo de completar 18 anos. Ocorre que, uma vez emancipado não se pode cogitar em retorno ao status de relativamente incapaz. Lembrando que divórcio produz efeitos ex nunc, por isso ele continua sendo emancipado, por outro lado, caso o casamento fosse ANULADO, anulação produz efeitos ex tunc, aí sim ele voltaria a ser relativamente incapaz.
Se gostou não esqueça de aprovar, espero que tenha ajudado!
Boa sorte!
Lucas Guisso
há 12 anos
Não, a emancipação concedida após o matrimônio é irrevogável. Apenas casos específicos de alguém que queira "usar o casamento" como forma de conseguir a maioridade civil; aí então, caso haja a suspeita, haverá investigação e se provado, revogará a emancipação.
Rafael Covre Ferreira
há 12 anos
No caso de anulação do casamento a emancipação é revogada. Este caso é excessão a regra. Todos os outros casos de emancipação são irrevogáveis. Note que não é divórcio, mas sim, anulação.