Me falem um pouco sobre cada um, as idéias e a diferença entre eles.
Diego Lima Gomes de Oliveira
há 12 anos
Humanismo: É a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, ou seja, é o movimento que coloca o humano no centro das reflexões e discussões. O foco é na pessoa. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por romper com a tradição teocêntrica, com o sobrenatural ou uma autoridade superior.
O humanismo na Psicologia vai surgir como um contra ponto às teorias do Behaviorismo e Psicanálise, pois essas duas abordagens seriam limitadas no sentido de abranger a totalidade humana. Para a Psicologia humanista o ser humano tem que ser percebido como totalidade em movimento. A proposta do humanismo dentro da Psicologia é justamente olhar o homem como um todo. Essa foi a contribuição mais importante do humanismo na Psicologia. Vale ressaltar que não é tirada a importância dessas duas abordagens, mas uma mudança de proposta seria fundamental para entender o humano na sua totalidade e dinamismo. A Psicologia humanista busca um sentido para o comportamento humano, não é suficiente apenas saber o “porquê” de determinado fenômeno, mas saber qual o seu sentido e o que pode ser feito a partir dele. É um olhar no presente do indivíduo não mais o prendendo ao passado. Lógico que sem negar o passado do sujeito que constituiu o seu presente.
Fenomenologia: A Fenomenologia se originou na Alemanha no final do século XIX e início do XX, se desenvolvendo tanto na Alemanha como na França. É uma escola filosófica que tem como fundador e principal mestre Edmund Husserl. Pode ser considerada uma abordagem filosófica e epistemológica (estudo do conhecimento). Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo) afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Tomemos, então, fenomenologia como reflexão sobre um fenômeno ou sobre aquilo que se mostra. Não somente aquilo que aparece ou parece.
Existencialismo: O existencialismo é uma das doutrinas mais características de nosso século. Todo o seu empenho está em pensar o indivíduo concreto, a partir de sua existência cotidiana, desprovida de qualquer relevo especial. O único filósofo que aceita a palavra existencialismo para designar a sua própria doutrina é Sartre. Existencialismo vai se caracterizar como um movimento que tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a condição humana concreta. Como movimento filosófico se opõe a qualquer suposição sobre o homem abstrato. Apresenta-se como um movimento que trás uma concepção de homem em sua concretude e a fenomenologia seria um método pra compreender o humano. Para o existencialismo o tempo é algo vivido no presente, pois o passado não é mais e o futuro ainda será.