Logo Passei Direto
Buscar

Qual o procedimento geral para instauração de uma intervenção?

Explique como funciona os procedimentos específicos de intervenção decorrentes de:


A) Solicitação


 


B) Requisição


 


C) Provimento de representação ou de interventiva


 

User badge image

Enviado por Junié Santos há 12 anos

Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

há 12 anos

Leia o texto logo abaixo e veja se compreende melhor o assunto:

INTERVENÇÃO -  apesar da regra de não intervir na autonomia dos entes federados, excepcionalmente, a constituição estabelece situações nas quais será possível a intervenção. Que tem por objetivo a preservação da soberania do Estado Federal e, ao mesmo tempo, das autonomias dos entes federativos. A união só poderá intervir nos Estados e Distrito Federal. Quanto aos municípios, só poderá a união intervir se forem municípios de territórios. Porém em municípios de Estado, somente o Estado poderá intervir

  • Intervenção Federal – se formaliza sempre por um decreto do Presidente da Republica. Devendo ser respeitada as hipóteses do art. 34. As quais serão: espontânea quando o Presidente da Republica, de oficio, decretará a intervenção, seja para manter a integridade nacional; repelir invasões estrangeiras ou entre unidades da federação; pôr termo a grave comprometimento da ordem publica; reorganizar as finanças. A outra hipóteses é quando é provocada, sendo solicitado (pelo poder legislativo ou executivo local) ou requisitado (STF, ATJ, TSE: podendo ser por desobediência ordem/decisão), este ultimo não poderá recusar-se a decretar a intervenção.
  • Procedimento Fase Judicial é quando cabe ao presidente formalizar a decisão judicial por decreto. Iniciativa é quando a iniciativa por parte do Presidente. Decreto interventivo é quando se elabora o decreto, especificando a amplitude, o prazo e as condições de execução e, se couber, nomeando o interventor. Controle Politico deve-se enviar o decreto para o Congresso Nacional avaliar em apreciação de 24 horas. Se o mesmo tiver em recesso, se fará uma sessão extraordinária em 24 horas. Porém é indispensável a apreciação do Congresso Nacional se no decreto, essa medida for para o restabelecimento da normalidade. Em síntese, o presidente toma a iniciativa, logo após faz o decreto, tendo o prazo de 24 horas para ser analisado pelo congresso nacional, se aprovado, o presidente aceitara. Na fase Judicial não é necessário aprovação do Congresso nacional, fazendo a requisição o presidente deve aprovar e executar. Os princípios Constitucionais sensíveis são: forma republicana, sistema representativo; regime democrático; direitos da pessoa humana; autonomia municipal; prestação de contar da administração publica, direta e indireta.

Intervenção em Município – somente poderá ser efetivado por decreto do Governador do Estado, especificando a amplitude, o prazo de 24 horas para ser analisado pela Assembleia Legislativa, se aprovado, o governador aceitara e fará a execução. Podendo o mesmo, nomear se couber um interventor. Em caso de território que é constituído por municípios poderá ser feita a intervenção pela união. Na intervenção do estado no município, não precisará ser feita o controle político na assembleia legislativa se for para voltar a normalidade, vindo da suspensão da execução do ato impugnado. A intervenção do estado no município poderá ser feita mediante oficio (não pagamento da divida fundada por dois anos sem motivo; não forem prestadas as contas devidas, na forma de lei; não for aplicado o mínimo exigido no ensino/saúde) ou requisição (tribunal de justiça).

Espero ter entendido, boa sorte! Se gostou da resposta não esqueça de aprová-la!

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!