Alguém poderia me ajudar? Estou usando o livro do Pedro Lenza mas não achei o assunto esclarecedor da forma que o autor aborda.
Bruno Ferreira Barbosa
há 11 anos
A expressão "eficácia horizontal das normas de direito fundamental (DF)" designa que as normas, referidas no art. 5°, § 2°, da CF 88, são eficazes, produzem efeitos e valem independemente da existência de outras normas que possam complementar o sentido que a CF lhe deu. Por exemplo, em tema de DF, não se fala na necessidade de lei ordinária ou qualquer outra lei infraconstitucional para que a norma de DF possa incidir plenamente. Eu não conheco as verticais, mais eu acho a norma de EV vai ser depedentes de outra normas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Gustavo Entringer
há 11 anos
Isabella, a diferenciação entre a eficácia horizontal e a eficácia vertical se dá em seus respectivos destinatários. Enquanto as normas de direito fundamental de eficácia horizontal protegem o indivíduo em face do próprio indivíduo, as normas de direito fundamental de eficácia vertical protegem o indivíduo em face do Estado. É só você pensar na relação vertical entre o Estado e os cidadãos, e na relação horizontal entre os próprios cidadãos.