Essa vai cair na Av1 (segundo o professor) =D
Paulo Oliveira
há 12 anos
Requisitos para o exercício da atividade empresarial – no caso acima vamos tratar da capacidade civil, vamos analisar os requisitos: idade mínima de 18 anos ou pessoa emancipada 16-18. Pela concessão dos pais por instrumento público ou por decisão judicial, pelo casamento, pelo exercício do emprego público, pela colação de grau em ensino superior e pelo estabelecimento civil ou empresarial com economia própria.
Olha vimos no final se tiver economia própria é um requisto muito interessante, e o que ocorre normalmente maior de 16 anos com economia própria poderá emancipar e abrir uma empresa!
Espero ter ajudado Laryssa, se gostou não deixa de aprovar a resposta. Boa sorte em sua avaliação!
Título de curiosidade - Para pessoas que não exerçam função pública ou valem destaque, as seguintes vedações:
- empresários falidos não reabilitados
- pessoas condenadas a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crimes contra o sistema financeiro nacional, as normas de defesa da concorrência, as relações de consumo e a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação
- pessoas absolutamente incapazes, como menores de 16 anos
- pessoas relativamente incapazes, como maiores de 16 e menores de 18 anos; viciados em tóxicos
- pessoas sujeitas a vedações de cunho constitucional
http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quem-nao-pode-abrir-uma-empresa
Cristian Reckziegel
há 12 anos
Abrir, NÃO!
Um incapaz pode CONTINUAR a atividade empresarial.
Fundamento, artigo 974 a 976 do Código Civil.
Rafael Canto
há 12 anos
Não, não pode. O incapaz, sendo ele relativamente ou absolutamente incapaz, não está apto a todos os atos da vida civil. Desse modo, segundo o Código Civil, em seu Art. 972: "Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos."
Assim, já se verifica que nem todos podem constituir uma empresa, ainda que em sociedade com alguém.
O incapaz pode sim dar continuidadade a uma empresa, como nos orienta o Art. 974 do Código Civil: "Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança."
Contudo nota-se que é imprescindível a figura do curador ou tutor, ou seja, é necessário que o incapaz seja devidamente representado ou assistido para que possa realizar a atividade empresarial.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar. Abraços!