Antônio recebeu de Benedito um apartamento em locação, para fins residenciais, sendo celebrado por contrato escrito com prazo de 36 meses.No contrato que não foi averbado a matrícula do imóvel, foi estipulado direito de preferência do inquilino na compra do imóvel, a ser exercido no prazo de 30 dias. Passado um ano de vigência da locação, o apartamento é vendido a um terceiro, sem ser consultado o locatário.
Paulo Oliveira
há 12 anos
No caso em tela, poderá o locatário entrar com depósito judicial para compra do bem, devido a seu Direito de Preferência, devendo ser desconsiderada esta venda que foi feita para terceiro.
Bom, pelo meu ponto de vista será dessa maneira, espero ter colaborado! Se gostou, não esquece de aprovar, Boa sorte!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Rafael Aguiar
há 12 anos
Acredito que, pelo seu direito de preferência, o locatário deveria requerer a compra do bem, direito inter partes constituido pelo contrato. Ocorre que, apesar disso, o terceiro que comprou, o fez de boa fé, e nosso ordenamento jurídico proteje tal sujeito. Sendo assim, acredito não haver modo do locatário requerer a compra do bem pra si, mas apenas ajuizar ação indenizatória pleiteando perdas e danos.
Espero ter contribuído !