Duas canalizações estão dando escoamento água sob pressão (condutos forçados). Deseja-se determinar a diferença de pressão entre duas seções A e B das duas canalizações, empregando-se o manômetro diferencial de mercúrio. Sabe-se que os centros das duas seções apresentam uma diferença de nível de 8,70 m e que a deflexão do mercúrio é de 0,88 m.
h=8,70m
z=0,88m
x=?
y=z+x+h
Euziana coelho correa
há 12 anos
O ensaio de flexão é realizado em materiais frágeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aços, estruturas de concreto e outros materiais que em seu uso são submetidos a situações onde o principal esforço é o de flexão. Nos materiais frágeis, as flexas medidas são muito pequenas. conseqüentemente, para determinar a tensão de flexão, utilizamos a carga que provoca a fratura do corpo de prova.
O ensaio de flexão foi adotado com o objetivo de ser utilizado em materiais frágeis para determinar a tensão e flecha de roptura, para além de permitir avaliar outras propriedades mecânicas, nomeadamente o módulo de elasticidade à flexão. A sua grande vantagem é a de permitir utilizar provetes mais fáceis de maquinar que o provete
de tracção e, tem tanto mais aplicação quanto mais duro for o material. No entanto, para materiais muito frágeis, os resultados obtidos apresentam grande dispersão ,de modo que nestes casos devem realizar-se sempre vários ensaios para estabelecer um valor médio.
Guilherme Cervantes
há 12 anos
como eu não entendi sua pergunta se os condutos são ligados entre si ou seja respeitam a lei de continuidade resolvo das duas formas
1ª Ligados entre si
Da para resolver esta questão com um simples bernoulli, mas sem saber a vazão fica difícil. Entretanto considerando a diferença de carga cinética entre os dois condutos nula, isto é:
((V_1)²-(V_2))/(2g) = 0
temos:
Δh -((P_1 - P_2)/℘_H20) =0
onde :
℘_H20= pesso específico da água = ρ*g (ρ=masssa específica da água)
(Z_1 - Z_2) = Δh = 8,70m
logo :
Δh*(℘_H20) =(P_2 - P_1)
2º caso condutos separados:
Vou considerar que A está 8,7 m acima de B e A tem mais pressão que B
Resolvesse simplesmente com vasos comunicantes, mas lembre-se se tem uma coluna de mercúrio de um lado há uma de água igual do outro lado sempe:
P1= P2
P1 = P_A +8,70m *℘_H20 + δ*℘_H20
P2 = P_B + δ*℘_H20*d_hg
onde:
δ = deflexão de mercúrio de 0,88m
Logo:
P_A - P_B = δ*℘_H20*d_hg-( 8,70m *℘_H20 + δ*℘_H20 )
P_A - P_B = ℘_H20*(δ(d_hg -1 )- 8,70m)
dev-test-answer2@mail.com
há 2 anos
m7IWI23wAXpRTy3fMYjIRCJjkzykS9qgudTuoZR87ZlVNqxwcyjZoS3R1f02PO