O que é anomia no Direito ? Ela existe ainda hoje?
Paulo Oliveira
há 12 anos
Primeiro vamos entender o que é anomia: "Segundo a concepção de Durkheim, o conceito de anomia expressa a crise, a perda de efetividade ou o desmoronamento das normas e dos valores vigentes em uma sociedade, como conseqüência do seu rápido e acelerado desenvolvimento econômico e de suas profundas alterações sociais que debilitam a consciência coletiva, entendida como uma espécie de poder regulador necessário que serve de moderador aos ilimitados apetites e expectativas individuais, viabilizando-as em um contexto que mantenha o equilíbrio e a harmonia."
Agora sua relação com o direito: O direito intervém precisamente porque há comportamento de desvio no meio social, sendo o direito a resposta social a conduta anômica, independente da posição teórica que o observador tome, o direito é sempre entendido como norma social obrigatória. Kelsen reconhece que o direito é também uma ordem de coação exterior que se converte numa especifica técnica social, deixando que o direito funcione precisamente porque existe o comportamento contrário a ele e que o direito não pode ser infringido ou violado pelos comportamentos antijurídicos, acentuando que ele desempenha sua função graças à antijuridicidade.
Ela existe hoje? Pode e vai existir, situações no direito em que irão aparecer anomias, contudo, não quer dizer que o ocorrido ficará sem uma decisão, pois conforme a LICC, art.4º "Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com analogia, os costumes e os princípios gerais do direito".
Espero que tenha ajudado, se gostou não deixa de aprovar, boa sorte!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Brena Carvalho
há 12 anos
A anomia designa situações nas quais muitas pessoas violam as normas geralmente aceitas pelo grupo e se comportam de forma anômala, em claro desrespeito à conduta considerada "normal" pela sociedade.
A anomia no Direito ocorre justamente porque determinados tipos de comportamento são amplamente considerados desviantes e essas noções de desvio são aplicadas de maneira diferenciada às pessoas dentro da sociedade. Logo, o Direito surge como aparelho repressor dos comportamentos anômicos.
Evidentemente, a anomia apresenta-se nos dias atuais.
PARA COMPLEMENTAÇÃO:
Durkheim tem uma teoria sobre crime e desvio (crime e anomia). Ele via o crime e o desvio como fatos sociais; ambos seriam inevitáveis e necessários nas sociedades modernas. Para ele, o desvio preenche duas funções importantes:
1) Adaptável: ao introduzir novas ideias e desafios na sociedade, o desvio age como uma força inovadora, que gera mudanças;
2) Manutenção da fronteira entre o "bom" e o "mau" comportamento na sociedade.
Espero ter sido útil! =)
Rodrigo Souza
há 12 anos