Logo Passei Direto
Buscar

O que é o instituto chamado de Endosso?

Empresarial

User badge image

Enviado por Lucas Santos há 12 anos

Respostas

User badge image

Guilherme Leite Rodrigues

há 12 anos

Ato unilateral de declaração de vontade que exige a forma escrita, é o meio pelo qual se transfere o título de um credor para o outro. Dá-se com a assinatura do endossante no verso da letra, ou em outro lugar (‘por endosso’) e pode ser lançado ainda, no alongue. 

O endosso opera a transferência do crédito representado por título À ORDEM. A clausula "à ordem" pode ser expressa ou tácita. Basta que não tenha sido inserida a clausula NÃO A ORDEM na letra de câmbio para que ela seja transferível por endosso.

  • Endosso em branco - Lei 8088 de 90. Praticamente não se pode mais falar em endosso em branco. O endosso em branco é aquele em que não há a indicação do fiduciário. Ele transforma um título nominal em um título ao portador.
  • Endosso em preto - Aquele em que se deve indicar o nome do beneficiário(eu) - endossatário.
  • Endosso mandato ou procuração - É aquele em que o endossatário atua em nome e por conta do endossante, não possuindo todavia a disponibilidade do título, devendo agir no interesse do endossante - mandante. Qualquer endosso praticado por ele, valerá como endosso mandato. O endossatário, mandatário pode endossar.
  • Endosso póstumo ou tardio - É o endosso praticado após o protesto do título.
  • Endosso caução - Utilizado quando o endossante deposita ou dá o título, perante o endossatário como garantia de uma dívida. São inseridas as expressões: "Valor em garantia" e "Valor em penhor".
  • Endosso de seguro - Documento emitido pela seguradora, durante a vigência do contrato, pelo qual ela e o segurado entram em acordo quanto à alteração de dados, modificam as condições ou o objeto da apólice ou a transferem a outra pessoa.

Essa resposta te ajudou?

4
Dislike2
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Paulo Oliveira

há 12 anos

Essa é fácil, porém a resposta é extensa o Endosso envolve muitas situações, por isso vou me concentrar na conceituação do que foi pedido, conforme abaixo:

Endosso é o “Ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula à ordem transmite os seus direitos a outra pessoa (transferência da titularidade do direito cambiário).” É quando o credor pode negociar o crédito da letra de câmbio, sendo por ela representado mediante um negócio jurídico trasladador da titularidade do crédito, dos efeitos cambiais. Portanto, endosso é o ato cambiário que opera a transferência do crédito representado por título “à ordem”. É claro, a alienação do crédito fica ainda condicionada à tradição do título decorrente do princípio da cartularidade. Esta cláusula poderá ser expressa ou tácita. Ou seja, basta que não tenha sido inserida a cláusula “não à ordem” na letra de câmbio para que ela seja transferível por endosso.

A simples assinatura no VERSO da cártula já demonstra o endosso. Mas o endosso só fica realmente perfeito e acabado com a entrega da cártula ao endossatário, para que este possa apresentar o TC ao devedor a fim de que seja efetuado o pagamento. Logo, para que o endosso seja perfeito e produza efeitos será necessária a assinatura e a tradição. Art. 910 do NCC c/c 11, n.13 da LUG; art. 17 ao 19 da lei 7357/85.

Natureza jurídica: é uma declaração unilateral de vontade e autônoma. O endosso transfere um direito de crédito sem nenhum vício intrínseco.

Figuras:

Endossante (credor) - O credor do título que resolve transferi-lo a outra pessoa. Assume a responsabilidade pelo aceite e pelo pagamento, na condição de solidário (no pagamento, e por uma sucessão, até chegar no endossante que será o único devedor), isto significa dizer que o alienante do crédito documentado por uma cambial é chamado de endossante ou endossador. Endossatário - Para quem o crédito foi passado, é o caso do adquirente. Somente o credor pode ser endossador, assim o primeiro endossante em qualquer letra de câmbio será sempre o tomador, o segundo endossante vai ser endossatário do tomador, o terceiro o endossatário do segundo endossante e assim sucessivamente, não tendo limites para o número de endossos no título de crédito.

Bom espero ter entendido. Bons Estudos e boa sorte!

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0
User badge image

Lucas Santos

há 12 anos

Obrigado Guilherme!

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!