Bom minha pergunta é:
Como são formados os meristenmas das plantas, em quantos se dividem e suas classificações?
Atenciosamente: George
Marcus Vinícius
há 12 anos
George,
As céluas meristemáticas são formadas após a fecundação. O zigoto sofre diversas divisões celulares para formas os tecidos que compooem o vegetal, assim as células vão se especializando e desempenham determinada função. Entretanto, algumas células mantém sua capacidade de divisão e permanecem indiferenciadas e se concentram em determinadas regiões do vegetal, assim mesmo com o indívíduo adulto algumas células conservam a capacidade de multiplicação. A este tecido embrionário chamamos de meristema (do grego meristos = dividir). A quantidade de divisões que podem sofrer é indeterminada, tendo em vista que são tecidos embrionários e em constante divisão ao longo da vida da planta.
Usando a classificação baseada na posição que ocupam na planta podem ser:
Meristemas apicais - pois ocupa o apíce do caule e da raiz (incluindo todas as ramificações destes).
Meristemas intercalares - caracterizado por se localizar em tecidos maduros, com por exemplo na base de entrenós em Poáceas.
Meristemas laterais - responsável pelo crescimento secundário da planta, estão localizados em posição paralela ao maior eixo do órgão da planta onde ocorrem e suas células se dividem paralelamente à superfície do órgão, como o câmbio vascular e o felogênio.