O conceito e opinião de autores
Annyedja Silva
há 12 anos
O fenômeno pelo qual uma norma jurídica revogada volta, automaticamente, a ser válida pela perda de validade ou de vigência da norma revogadora.Podemos diferenciar a repristinação em tácita ou expressa.
A repristinação tácita, ou propriamente dita, é um fenômeno automático, ou seja, o restauro da validade da norma jurídica revogada ocorre no exato instante em que a norma revogadora perde a validade, sem qualquer previsão expressa.
A repristinação expressa, ou imprópria, não está proibida pela legislação brasileira. Consiste no restauro da validade de lei revogada por expressa determinação de outra lei, seja a revogadora ou seja a revogadora da revogadora.
Eric Bortoletto Fontes
há 12 anos
A uma errata a se fazer na resposta de annyedja, nao é AUTOMATICAMENTE que ela volta a ser valida, necessita expressamente assim ser determinada.
Tatiane Nascimento
há 12 anos
Olá Annyedja! Tudo bem?
Em um conceito bem simples de guardar, REPRISTINAÇÃO é a restauração de uma lei anteriormente revogada em virtude da revogação da lei revogadora. :)
Segundo o art. 2º, §3º da LINDB, o efeito repristinatório no ordenamento jurídico brasileiro não é automático, sendo possível apenas mediante previsão expressa.
Bons estudos para você!