O sacado deu o aceite em 50% da letra de cambio, o tomador poderá endossar esse titulo de crédito parcialmente aceito?
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
pode ter aquela discussão de lei posterior revoga anterior, mas o Código civil é lei geral que regula a mesma matéria da lei específica, que é mais antiga. A mesma discussão entra em dispositivos do Código Penal que tornaram obsoletos crimes dispostos no ECA. Ambas as leis se complementam, logo você pode ter certos dispositivos revogados.
No art. 30 do decreto há menção apenas a aval parcial da letra: aval e endosso são institutos distintos, aquele tem por fim garantir o pagamento da letra, este tem por fim transferir a titularidade do título de crédito. Art. 12 do Decreto 57.663 menciona igualmente: "O endosso deve ser puro e simples, qualquer condição a que ele esteja subordinado se considera não escrita. O endosso parcial é nulo"
Você está confundindo endosso, que é basicamente transmitir um título de crédito ao portador para outrem, com aval, que é uma garantia ao pagamento da letra. O Código Civil de 2002 menciona igualmente:
"Art. 897. O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval.
Parágrafo único. É vedado o aval parcial"
Neste caso pode ser discutido o conflito entre lei geral/especial, no caso do endosso não.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Adriano Lopes
há 12 anos
Não, endosso é instituto do direito cambiario, sua forma de circulação é a de nominativo á ordem e não admite a modalidade parcial, diferente da cessão de crédito, onde a sua forma de circulação também é nominativo mais um nominativo não a ordem e admite a modalide parcial, sabe salientar que a cessão de crédito é instituto do direito civil. Quero deixar claro que aval não é modalidade de endosso, aval é uma garantia de pagamento.
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
De acordo com COELHO, Fábio Ulhoa é possível a recusa parcial do aceite e é admitido o aval parcial da letra (COELHO, P. 414), logo, como o "aceito até x", não prejudica o princípio da cartularidade do título de crédito, poderia ser possível o endosso.
fonte: COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: Direito de empresa. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Vol 1.