08. Questão associativa. Ritos, cerimônias, festas e costumes fazem parte da maioria das religiões. Analise as afirmativas abaixo e identifique a veracidade ou não das mesmas, colocando (1) para as afirmativas Verdadeiras e (2) para as afirmativas Falsas.
(2/Falso?) O shabat é uma das principais festas ou ritos semanais do Judaísmo. Ele marca o primeiro dos
seis dias da criação do mundo por Deus relatado em Gênesis. O significado simbólico do shabat é lembrar a todo judeu que o trabalho é digno e necessário, motivo pelo qual todo judeu sempre
deve trabalhar ou fazer algo útil nesse dia, conhecido como “dia da criação”.
( ? ) Dentre as inúmeras formas de purificação espiritual encontradas no Hinduísmo uma das mais importantes são os banhos nos rios sagrados da Índia. Destes, o banho sagrado no rio Ganges é um dos mais conhecidos. Também a veneração a animais é prática comum no Hinduísmo. Além de cobras, macacos, elefantes etc, a vaca destaca-se como um dos animais mais sagrados.
(2/FALSO?) A cremação é aceita e incentivada por algumas religiões, ao passo que para outras é considerada um ato de desrespeito. Para os hindus, cremar os mortos é um ato de egoísmo, pois o corpo deve servir para alimentar outras criaturas, mesmo que sejam vermes, pois todo o animal é sagrado. Já para os judeus cremar os corpos é desejável, pois apressa a libertação da alma de seu vínculo carnal.
( ) Uma das marcas do Judaísmo são as suas inúmeras festividades comemoradas ao longo do ano. As festas possuem um elemento simbólico importante, tanto histórico quanto religioso, que é de marcar e rememorar fatos importantes ocorridos com o povo de Israel ao longo de sua existência. Exemplos de fatos históricos que viraram festas são a libertação da escravidão no Egito, a entrega da Torá a Moisés no Monte Sinai entre outros eventos.
(2/FALSO?) O Cristianismo não é uma nova religião, mas uma transposição integral do Judaísmo. Os ritos de ambas são idênticos na sua forma e no seu sentido teológico. Batismo e circuncisão usam os mesmo elementos rituais. A Eucaristia (ou Santa Ceia) é idêntica à festa dos pães ázimos. O dízimo (os 10% de oferta obrigatória) é o cumprimento pleno dos Dez Mandamentos. Todo judeu, portanto, não deixa de ser um cristão, bem como todo cristão não deixa de ser um judeu.
( ) No mundo oriental há alguns ritos importantes. O Confucionismo incentiva “as artes da paz”, como a música e a poesia. O Xintoísmo valoriza, em suas cerimônias aos Kamis, a prática da purificação, oração e alimentos sagrados. Já o Taoísmo vê na passividade ou na “não-ação” (“inação”) um caminho de aperfeiçoamento para a vida espiritual.
X
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
(falso) shabat é o 7º dia, logo o dia de descanso onde nenhum judeu pode realizar qualquer trabalho (inclusive atender telefone aos mais ortodoxos).
(verdadeiro) macacos, cobras, elefantes são animais sagrados. A vaca é o animal mais sagrado.
(falso) para os hindus, a cremação desata o espírito do corpo, logo é motivada.
(verdadeiro)
(falso) os rituais cristãos diferem dos judaicos, apesar de ambos derivarem do pentateuco (velho testamento). A circuncisão, apesar de descrita no velho testamento, não é adotada na prática pelos cristãos no batismo, muito menos é promovida pela religião, diferente da religião judaica.
(verdadeiro)
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade