a) ( ) A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação, podendo a medida ser prorrogada apenas duas vezes, ambas por igual período.
b) ( ) Para a aprovação se faz necessário a maioria absoluta dos votos das duas casas do Congresso Nacional em sessão conjunta.
c) ( ) A Medida Provisória, embora não seja lei, tem força de lei, pois uma vez publicada, seu cumprimento será obrigatório, podendo transformar-se em lei, caso o Congresso Nacional a aprove.
d) ( ) A edição de Medida Provisória poderá ser proposta por qualquer parlamentar da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
Correta: C - Art. 62, caput, CF.
as demais:
( ) A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação, podendo a medida ser prorrogada apenas duas vezes, ambas por igual período. (é prorrogável apenas uma vez por 60 dias art. 62, §7º, CF).
( ) Para a aprovação se faz necessário a maioria absoluta dos votos das duas casas do Congresso Nacional em sessão conjunta. (equivale-se à lei ordinária, logo maioria simples)
( ) A edição de Medida Provisória poderá ser proposta por qualquer parlamentar da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. (o ato é de competência exclusiva do Presidente da República - Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias)
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade